Erros na audiência: 5 (cinco) erros para não cometer em uma audiência

Confira nesta matéria especial, os principais erros cometidos em uma audiência e como fazer para evitá-los.

Descritivo e texto legal

5 erros para não cometer em uma audiência

Praticar a advocacia é algo que leva tempo de aperfeiçoamento, sendo assim, alguns advogados inexperientes acabam cometendo alguns deslizes no início de carreira e muitos erros acontecem durante audiências.

É claro que erros acontecem, eles podem ser por falta de experiência, como já mencionado ou até mesmo feitos de forma inconsciente. Porém, a verdade é que quanto menos erros forem cometidos durante uma audiência, maior será a chance de sucesso.

É muito importante saber quais são os erros mais comuns para evitar que eles aconteçam. Você vai ver quais são eles a seguir.

1 Não seja um puxa-saco

O primeiro erro que você não deve cometer em uma audiência é achar que vai conseguir as coisas puxando o saco de alguém, como um promotor de justiça ou um juiz.

Mesmo que essas pessoas sejam seus amigos, no momento da audiência, o que deve prevalecer é o profissionalismo, principalmente quando vocês estiverem em lados opostos de um processo.

Puxar o saco vai fazer com que você pareça imaturo e que não consegue lidar com os casos por conta própria, pois até mesmo os clientes ou testemunhas vão notar esse comportamento.

Homem puxando o saco de uma juíza, ele está ofertando um bolinho na intenção de ser privelegiado na audiência

2 Esteja sempre atento

Esse segundo erro geralmente é cometido em audiências por advogados inexperientes.

Durante uma audiência, muita coisa é dita e existem vários detalhes que devem ser levados em consideração. Se um advogado se distrai, ele pode perder alguma informação importante e isso vai levá-lo a repetir algo que já foi mencionado anteriormente.

Imagine o constrangimento ao ser repreendido por um juiz ou pelo lado oposto dizendo que sua pergunta já foi feita antes. Isso é um atestado de que você não estava prestando atenção.

Portanto, esteja atento ao que os outros falam e ao que você mesmo fala para não repetir as mesmas coisas. Além disso, é importante ser claro em suas perguntas para que a outra pessoa saiba o que você quer.

Outra coisa que não deve ser feita é fazer perguntas só por fazer, todo seu questionamento deve ter sentido e um propósito.

Homem com a mão aberta a sua frente, sinalizando um "pare", permitir interrupções é um erro na audiência.

3 Não permita interrupções

O terceiro erro cometido em uma audiência tem a ver como permitir que alguém te interrompa.

Existem momentos durante uma audiência em que o advogado está indo a todo vapor em sua argumentação. Sua fala está demonstrando conhecimento do caso, suas palavras são usadas de maneira correta, todos estão atentos ao que ele está dizendo até que, de repente, tudo isso é interrompido.

Quando uma interrupção acontece, o advogado pode perder toda a linha de raciocínio ou se sentir inseguro, por isso não permita que o promotor de justiça ou outra pessoa te interrompa quando for sua vez de falar.

Em alguns casos, a interrupção é usada como uma estratégia do outro lado para desestruturar quem está falando, especialmente quando a pessoa está apresentando uma boa argumentação.

Para evitar que esse erro seja cometido em uma audiência, você pode simplesmente levantar sua mão, dizer que está no seu momento de fala e que precisa terminar sua pergunta ou argumento.

Da mesma forma que você não quer ser interrompido, também não interrompa outras pessoas que estiverem com a palavra. Afinal, o respeito deve ser mútuo.

4 Não vá para a audiência sem conhecer o processo

Ir para uma audiência sem conhecer o processo é um erro muito grave. Mesmo que você seja experiente e tenha conhecimento na área, suas chances de obter um resultado favorável são mínimas se você estiver despreparado.

Foto de uma mulher se preparando para não cometer erros na audiência

Isso também vale quando não é possível que você esteja em uma audiência e precisa mandar outro advogado em seu lugar. Tenha certeza de que a pessoa escolhida saiba sobre o caso, a informe sobre o processo, dê a ela todas as peças para leitura e a deixe instruída o máximo possível.

Quando um advogado vai para audiência sem conhecimento prévio do processo, isso fica nítido para todos os presentes e pode ser um erro fatal para sua carreira e para o caso do cliente.

5 Não se esqueça da vestimenta

Esse erro pode parecer uma coisa boba, principalmente porque não existe uma regra estabelecida de como os advogados devem se vestir para uma audiência. Contudo, é preciso se atentar a essa questão.

Escolher uma roupa para audiência tem mais a ver com bom senso do que com outra coisa, pois esse momento é mais formal do que outras situações do cotidiano. Infelizmente, nessa hora sua aparência diz muito sobre você e sua roupa precisa estar condizente com o local e com a situação.

O ambiente judiciário é repleto de detalhes e nuances que podem passar despercebidos, mas que têm muito significado. Então, para não cometer nenhum erro quando estiver se preparando para comparecer a uma audiência, dê uma atenção especial para a escolha de suas roupas.

Esses foram apenas alguns erros que não devem ser cometidos em uma audiência, mas que também podem ser pontos importantes em outras situações judiciais.

Espero que tenham gostado das dicas e se souber de mais algum erro que geralmente é cometido em uma audiência, fala para mim nos comentários.

0
Sabe de mais algum erro que geralmente é cometido em uma audiência?x
← CLIQUE NO ÍCONE PARA COMENTAR

LEIA TAMBÉM

7 conselhos que eu gostaria de ter recebido quando comecei a advogar

7 coisas que a faculdade de direito não ensina

Técnica Pomodoro e como ser mais produtivo

5 dicas para escolher sua especialização em direito

Receba novas matérias:

Receba novas matérias:

[fb-reactions]
2022-06-15T18:56:24-03:00
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments