9 dicas para advogados iniciantes

Dicas preciosas que vão ajudar os advogados iniciantes a darem os primeiros passos em sua carreira na área do Direito.

Descritivo e texto legal

9 dicas para advogados iniciantes

Depois de anos de estudo na faculdade e mais estudos para passar na OAB, você finalmente se tornou um advogado, mas isso é só o início. Por mais que os advogados iniciantes almejam atingir o sucesso na profissão, eles nem sempre sabem por onde começar.

Os primeiros passos de um advogado iniciante são inseguros e cheios de dúvidas. Além disso, alguns erros serão cometidos por falta de experiência e até mesmo direções.

Se você é um advogado iniciante e sente que não recebeu os conselhos necessários para essa etapa de sua carreira, não se desespere, eu estou aqui para te dar essas dicas que vão te ajudar a ter mais segurança.

Sumário

1 Entenda as necessidades dos clientes

2 Aprenda a resolver problemas

3 Encontre bons mentores

4 Fique atento aos prazos

5 Seja organizado

6 Faça uma petição inicial

7 Não tente fazer tudo sozinho

8 Adquira experiência

9 Aprenda a se preparar para audiências

Tempo estimado de leitura: 15 minutos

9 dicas para advogados iniciantes

1. Entenda as necessidades dos clientes

A primeira dica para os advogados iniciantes é: conheça as necessidades do seu cliente. Você deve estar se perguntando como fazer isso. É mais simples do que você pensa, basta ouvi-lo.

Quando você escuta o seu cliente, você descobre o que ele precisa e o que pode fazer para ajudá-lo. Esse processo de escutar gera confiança e, certamente, vai ser um fator decisivo para fidelizar o cliente.

Não se esqueça de anotar todos os detalhes que o cliente te passar nem de esclarecer de maneira segura como você pretende lidar com o caso, mas nunca faça promessas que não possa cumprir.

2. Aprenda a resolver problemas

Os advogados iniciantes precisam ter em mente que, na maioria dos casos, eles terão que ser resolvedores de problemas, pois é exatamente isso que os clientes estarão esperando. Seu papel será encontrar a melhor maneira de defender o direito de seus clientes.

Além disso, uma das soft skills essenciais para advogados iniciantes e experientes é a resolução de conflitos, seja com clientes, em audiências ou com colegas de profissão.

3. Encontre bons mentores

É de grande ajuda quando advogados iniciantes podem contar com colegas que tenham mais experiência.

Dessa forma, sempre que possível, tente manter um bom relacionamento com professores e ex-colegas de trabalho, eles poderão se tornar seus “mentores” e te dar uma mão quando você precisar de conselhos ou quando a insegurança bater.

4. Fique atento aos prazos

Parece coisa boba, mas os advogados iniciantes precisam saber que os prazos jurídicos são muito importantes.

Portanto, não se atrase para audiências nem para reuniões com clientes e em hipótese alguma perca algum prazo legal.

Quando você não cumpre prazos, além de poder prejudicar o cliente, você mancha sua própria reputação.

“…É de grande ajuda quando advogados iniciantes podem contar com colegas que tenham mais experiência…”

5. Seja organizado

Justamente por estar no começo de carreira, o advogado iniciante precisa ser muito organizado. Essa dica complementa a anterior, pois quando você se organiza bem, você cumpre seus prazos.

Mas a organização não tem a ver somente com prazos, ela está ligada à sua rotina como horários, atividades a desempenhar, atendimento a clientes e até mesmo ao seu tempo livre.

Quando você organiza seu dia a dia e seu espaço de trabalho, fica muito fácil lidar com alguns imprevistos.

6. Faça uma petição inicial

A petição inicial, muitas vezes acaba sendo um terrível pesadelo para advogados iniciantes, mas existem algumas coisas que você pode fazer para deixá-la menos assustadora.

Antes de começar a produzir sua petição, leia outras para se familiarizar com o tipo de texto e aprender determinadas técnicas.

Quando estiver elaborando sua petição, respeite as regras da redação profissional como margens, espaçamento, tamanho e tipo de fonte, estilo de escrita etc. O texto pode ser composto em tópicos ou em parágrafos, desde que a estrutura seja padronizada em todo o documento.

Alguns advogados iniciantes acreditam que o texto da petição inicial precisa estar cheio de palavras rebuscadas ou em latim, mas isso não é verdade. Na hora de passar para o papel os fatos que o cliente apresentou, seja claro e também respeitoso com a outra parte.

Ao terminar de redigir sua petição, leia, releia, revise, fique atento para erros ortográficos, gramaticais ou para a falta de coesão e coerência que possam ter passado despercebidos. Caso seja preciso, peça ajuda de alguém mais experiente que você.

Ilustrando a matéria 9 dicas para advogados iniciantes, temos a foto de várias mãos unidas ao centro, uma sobre a outra.

7. Não tente fazer tudo sozinho

Nenhum advogado renomado chegou sozinho até onde está, portanto, você que é um advogado iniciante também não precisa estar só em sua jornada.

Isso serve especialmente para os advogados iniciantes que querem abrir um escritório de advocacia. Para ser um advogado empreendedor, a divisão de tarefas será fundamental para atingir o sucesso.

A divisão pode ser sobre as áreas de interesse ou afinidade, como a parte financeira e o marketing jurídico, por exemplo.

8. Adquira experiência

A melhor maneira de um advogado iniciante adquirir experiência é colocando a teoria em prática.

Conforme trabalha, você vai aprender coisas que a faculdade de Direito não te ensinou e poderá até se apaixonar por uma área de atuação nova.

Mesmo que no início você trabalhe em algumas áreas que te interessam, com o tempo você vai descobrir aquela com a qual tem maior afinidade. Nesse momento você pode se decidir por uma especialização no Direito para se tornar especialista no ramo escolhido.

9. Aprenda a se preparar para audiências

As audiências podem ser tão assustadoras para os advogados iniciantes quanto uma petição, ou até mais. Mas, assim como as petições, você pode se preparar com antecipação.

Uma dica boa é montar um roteiro do que você vai falar em uma audiência, dessa forma você vai se sentir mais seguro.

Por mais que esteja nervoso durante uma audiência, nunca deixe de ser cordial com todos os envolvidos. Anote tudo o que for relevante quando alguém estiver falando, você poderá usar pontos chaves em seu argumento. E ao final, respeite as decisões do juiz mesmo não concordando com elas.

Ir sem conhecer o processo e não se atentar em relação à vestimenta estão entre os maiores erros para não cometer em uma audiência.

Como ilustração deste parágrafo da matéria 9 dicas para advogados iniciantes, vemos a fotografia de um advogado digitando em seu laptop, ao redor vemos desenhos digitais de ícones da área do Direito.

Conclusão

Como você deve ter percebido, um advogado iniciante precisa se preparar bastante e aprender coisas novas o tempo todo, por isso lembre-se que a dedicação é essencial nessa etapa e ela vai te levar longe.

Receba novas matérias:

Receba novas matérias:

[fb-reactions]
2022-09-29T22:34:21-03:00
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments