Como escolher uma pós-graduação em Direito
Uma pós-graduação em direito pode ser o próximo passo para alavancar sua carreira, saiba como escolher a pós-graduação certa.
Descritivo e texto legal
Ilustrando a capa da matéria - Como escolher uma pós-graduação em Direito – conferimos a fotografia de uma jovem mulher sentada em um sofá com seu laptop apoiado no colo. A mulher está olhando para o lado, com uma das mãos no seu queixo, seu semblante é de uma pessoa que está pensando.
Informação da autorização de imagem Royalty "Free": Autorização de modelo arquivada com a Shutterstock®, Inc.
Conteúdo produzido pelo portal de notícias jurídicas FláLopes News®, proibido a reprodução sem o consentimento do titular da marca.
Como escolher uma pós-graduação em Direito
O mercado de hoje em dia está cada vez mais competitivo, portanto possuir um bom currículo pode ser a chave para alavancar sua carreira. Levando isso em consideração, você já pensou em fazer uma pós-graduação em direito?
Além do mercado de trabalho, vale dizer que o conhecimento é fundamental na área jurídica. Principalmente devido às suas constantes atualizações.
Mas antes de falarmos como escolher uma pós-graduação em direito, você sabe por que é necessário fazer uma pós-graduação jurídica?
O primeiro ponto é que os anos da faculdade não são suficientes para te ensinar tudo o que você vai precisar para sua vida profissional, sendo assim, uma pós-graduação em direito vai te proporcionar vantagem sobre outros advogados.
Outra questão é que você pode ampliar seu leque de atuação e, como consequência, pode conseguir melhores salários.
Uma pós-graduação jurídica também vai te ajudar a se tornar especialista em determinada área, pois você vai aprender novas técnicas e práticas que poderão ser usadas ao longo de sua carreira.
Agora que você já viu alguns benefícios, continue lendo para descobrir como escolher sua pós-graduação em direito.
Sumário
1 Decida o tipo de pós-graduação
3 Pesquise as tendências de mercado
4 Fale com quem já tem uma pós na sua área de desejo
5 Escolha uma boa instituição de ensino
Tempo estimado de leitura: 22 minutos
1. Decida o tipo de pós-graduação
O primeiro passo para escolher sua pós-graduação jurídica é escolher qual tipo você prefere.
Existem duas opções e cada uma delas oferece objetivos diferentes:
- Stricto sensu: tem foco em pesquisa e com ele você pode receber o título de mestre ou doutor;
- Lato sensu: tem foco em especialização e aprimoramento, vai te ajudar a se destacar no mercado de trabalho.
2. Escolha a modalidade
Hoje você não precisa encontrar uma pós-graduação em direito que seja apenas presencial, pois existem diversas opções em EaD.
Sendo assim, analise os benefícios de cada modalidade, veja qual se encaixa melhor em sua rotina e siga para o próximo passo.
“…uma pós-graduação em direito vai te proporcionar vantagem sobre outros advogados…”
3. Pesquise as tendências de mercado
Após definir os primeiros pontos, chegou o momento de partir para a escolha da área de especialização. Nessa etapa, você precisa pesquisar as tendências, as novidades da área e os segmentos que têm potencial de crescimento futuro.
Contudo, considere também suas preferências pessoais, pois você precisa gostar do que vai fazer e uma pós-graduação jurídica demanda muita dedicação.
Avalie uma área que você tem mais afinidade ou que já tem experiência. Defina também se você quer trabalhar em escritórios, empresas ou ser um profissional autônomo.
Não se esqueça de que suas metas profissionais devem ser levadas em consideração.
4. Fale com quem já tem uma pós na sua área de desejo
Antes de escolher sua pós-graduação jurídica, converse com pessoas que já possuem uma pós. Elas poderão te ajudar a entender como é o ensino e se ele vai suprir suas expectativas.
Falar com quem se especializou na área que você pretende embarcar é uma ótima maneira de sanar suas dúvidas e facilitar sua tomada de decisão.
5. Escolha uma boa instituição de ensino
Saber escolher a instituição de ensino onde você vai cursar sua pós-graduação em direito é o último é um dos passos mais importantes.
Faça pesquisas, analise as plataformas de ensino, veja a grade curricular, os professores, se a instituição possui autorização do MEC, entre outras coisas.
Nessa etapa, você precisa fazer a escolha mais acertada, afinal você estará investindo seu tempo e dinheiro.
Agora que você sabe como escolher uma pós-graduação jurídica, não perca mais tempo e comece a se especializar.
Qual pós-graduação em direito você seguiu ou quer seguir? Me conte seus motivos nos comentários.
LEIA TAMBÉM
O que fazer depois de se formar em direito
6 dicas para networking jurídico