Como evitar o Burnout na advocacia

O Burnout na advocacia afeta muitos advogados e pode colocar sua carreira em risco. Saiba como evitar essa síndrome.

Descritivo e texto legal

Dicas para evitar Burnout na advocacia

A Síndrome de Burnout é um tema que está sendo cada vez mais debatido hoje em dia. Mas o que é Burnout? Todos os profissionais podem ter? E o que significa quando falamos sobre o Burnout na advocacia?

Sumário

1 O que é a Síndrome de Burnout?

2 Quais são os principais sintomas da Síndrome de Burnout?

3 Como lidar com a Síndrome de Burnout?

4 O que fazer para evitar o Burnout na advocacia

5 O Burnout na advocacia e o papel do gestor

6 Conclusão

Tempo estimado de leitura: 25 minutos

É muito comum ouvirmos e vermos advogados falando sobre seu dia a dia no escritório, sobre as incontáveis reuniões com clientes, audiências, relatórios a fazer, suas responsabilidades, entre outras coisas.

O que muitos podem não saber é que a sobrecarga de trabalho é uma das grandes causadoras do Burnout.

“…Um dos indicadores de Burnout na advocacia é quando o advogado não tem vontade de sair da cama para ir trabalhar….”

Além de prejudicar os profissionais em si, o Burnout na advocacia é capaz de afetar todo o ambiente de trabalho e gerar outras consequências como:

  • Reclamação de clientes;
  • Alta rotatividade de funcionários;
  • Conflitos internos;
  • Queda na qualidade dos serviços;
  • Queda na produtividade dos advogados;
  • Acúmulo de serviços.

Para trazer uma luz sobre esse assunto, vamos entender melhor o que é essa síndrome, quais são seus sintomas e, no final, vou te dar dicas de como evitar a Síndrome de Burnout na advocacia.

O que é a Síndrome de Burnout?

Segundo o Ministério da Saúde, a Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros.

Aqui podemos incluir advogados na lista, pois existe um alto nível de estresse e pressão na área do Direito. Além da sobrecarga de trabalho que muitos têm, da qual não conseguem se livrar.

Quais são os principais sintomas da Síndrome de Burnout?

De acordo com o site do Ministério da Saúde, a “Síndrome de Burnout envolve nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas.”

Um dos indicadores de Burnout na advocacia é quando o advogado não tem vontade de sair da cama para ir trabalhar.

Os principais sinais e sintomas que podem indicar a Síndrome de Burnout são:

  • Cansaço excessivo, físico e mental
  • Dor de cabeça frequente
  • Alterações no apetite
  • Insônia
  • Dificuldades de concentração
  • Sentimentos de fracasso e insegurança
  • Negatividade constante
  • Sentimentos de derrota e desesperança
  • Sentimentos de incompetência
  • Alterações repentinas de humor
  • Isolamento
  • Fadiga
  • Pressão alta
  • Dores musculares
  • Problemas gastrointestinais
  • Alteração nos batimentos cardíacos

Como lidar com a Síndrome de Burnout?

Assim como todo problema de saúde, a primeira coisa a se fazer é o diagnóstico. Esse é o primeiro passo para poder buscar um tratamento efetivo.

O Inventário de Burnout de Copenhague adaptado para advogados pode te ajudar a entender se você corre risco de esgotamento ocupacional.

Toque/clique na imagem acima e imprima o seu Inventário de Burnout de Copenhague adaptado para advogados. Responda e contabilize o resultado, caso a maioria das suas respostas forem “sempre” ou “frequentemente” você possui um alto nível de estresse.

A tabela serve meramente como uma ilustração e NÃO deve ser considerada como um diagnóstico.

Caso você esteja sentindo alguns dos sintomas listados acima, procure um psicólogo o quanto antes.

Ilustração de um advogado estressado, sentado em uma mesa de trabalho toda bagunçada, a desorganização piora o burnout.

O que fazer para evitar o Burnout na advocacia

O Burnout na advocacia pode ser evitado ou minimizado ao tomarmos algumas medidas preventivas.

1. Mantenha uma boa organização

A primeira dica para evitar o Burnout na advocacia tem a ver com a organização, pois ela está diretamente ligada à sobrecarga de trabalho.

Quando falo de organização, estou me referindo tanto às atividades quanto ao espaço físico. Tudo precisa estar organizado, desde sua agenda de compromissos até a sua mesa.

  1. Crie checklists para organizar suas tarefas e sua rotina (pessoal e profissional);
  2. Deixe em sua mesa somente os objetos e documentos que vai usar;
  3. Defina prazos para o início e fim de cada atividade;
  4. Termine uma tarefa antes de começar outra;
  5. Utilize ferramentas e aplicativos de organização como planilhas, o trello, etc;
  6. Utilize softwares de gestão ao seu favor;
  7. Encoraje toda a equipe a seguir as regras de organização do escritório;
  8. Aprenda e aplique metodologias ágeis;
  9. Não procrastine.

2. Descanse

Um dos grandes motivos do Burnout na advocacia acontece quando o advogado não sabe quando parar e descansar.

Nosso corpo precisa de descanso e de momentos de lazer, assim como nossa mente precisa relaxar e pensar em coisas além do trabalho.

Seguindo a dica 1, você terá mais tempo para se dedicar a si mesmo e poderá encontrar horários livres para descansar, estar com a família e amigos e se focar em outras atividades.

Ilustração digital de jovem advogado com a cabeça apoiada na mesa de trabalho, esgotado devido ao burnout.

3. Tenha hábitos saudáveis

Não adianta nada ser organizado, ter tempo para relaxar e se esquecer do resto.

É comprovado que manter hábitos saudáveis ajudam a combater o estresse e certamente evitam o Burnout na advocacia.

São coisas simples que podem ser incorporadas à sua rotina como:

  • Praticar exercícios, nem que seja uma caminhada;
  • Meditar ou fazer alguma outra prática parecida;
  • Beber água;
  • Alimentar-se bem;
  • Ter o pensamento positivo.

Não se esqueça de ouvir os sinais de alerta do seu corpo, afinal, são eles que vão te avisar se existe algo de errado.

O Burnout na advocacia e o papel do gestor

Todas as dicas acima servem para advogados, sócios, colaboradores etc., mas não podemos nos esquecer de que um gestor tem outras responsabilidades.

O tema de Burnout na advocacia tem um peso muito maior para quem administra um escritório, pois o papel da gestão afeta diretamente o bem-estar dos funcionários.

É muito importante que o gestor tenha um olhar atento para as necessidades dos funcionários além das questões administrativas. Essa pessoa precisa saber lidar com a equipe, identificar se existe sobrecarga de trabalho e o que a está causando, analisar a necessidade de implementar alguma medida, compreender como todos estão trabalhando, entre outras coisas.

E não é só isso, o gestor precisa se autoavaliar em seu papel de liderança, entender suas limitações, saber quando delegar e verificar se não está sendo afetado pelo Burnout na advocacia, portanto, se você é um gestor, essas dicas também valem para você.

Conclusão

A Síndrome de Burnout é uma condição que pode afetar qualquer profissional, mas que pode ser evitada através de simples ações.

Espero que você tenha gostado da matéria e que aproveite as dicas em seu escritório ou local de trabalho.

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2023-01-24T17:46:33-03:00
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