Livros para advogados – Parte 2
Os livros para advogados são ótimas ferramentas para aumentar o pensamento crítico e comunicação dos profissionais da área.
Descritivo e texto legal
Livros sobre uma mesa com um martelo de juiz e uma estátua da Justiça.
Informação da autorização de imagem Royalty "Free": Autorização de modelo arquivada com a Freepik®, Inc.
Conteúdo produzido pelo portal de notícias jurídicas FláLopes News®, proibido a reprodução sem o consentimento do titular da marca.
Livros para advogados – Parte 2
Assim como manuais e obras técnicas, os livros para advogados podem ser uma ferramenta valiosa para desenvolver habilidades de argumentação, análise crítica, pensamento criativo e comunicação efetiva.
A leitura de obras literárias pode contribuir, por exemplo, para a formação de um repertório cultural e intelectual mais amplo, o que é fundamental para o exercício de uma advocacia cada vez mais abrangente e multidisciplinar.
Nessa matéria, vamos complementar a lista anterior de livros para advogados com mais sugestões de livros de ficção e não-ficção que podem ser úteis para advogados.
Primeiramente, vamos iniciar com as obras literárias que surgiram da mente brilhante de alguns autores.
Sumário
3 A casa soturna – Charles Dickens
4 Acima de qualquer suspeita – Scott Turow
5 A era dos Direitos – Norberto Bobbio
7 Comece pelo porquê – Simon Sinek
Tempo estimado de leitura: 10 minutos
O processo – Franz Kafka
Esse livro de Kafka gira em torno de um homem que foi preso sem saber o motivo pelo qual foi acusado.
Esse é um ótimo livro para advogados criminalistas, mas advogados de todas áreas deveriam acrescentá-lo em sua lista de leitura, pois ele faz uma crítica ao sistema judicial.
Assim como o personagem, no decorrer da trama o leitor se vê envolvido ao completo absurdo da situação e fica querendo saber qual será o desfecho.
Avaliações no Skoob: 4.0 Nota FláLopes News:
1984 – George Orwell
George Orwell é um autor clássico, conhecido principalmente por suas críticas sociais e ele fez exatamente isso em “1984”, seu último romance.
Este é um livro para advogados que querem entender como o Direito é usado na sociedade e como seu uso pode se voltar para a manipulação e repressão.
A história acompanha Winston, um trabalhador vivendo em um governo totalitário que controla e vigia a vida das pessoas, sendo o seu líder chamado de “O Grande Irmão” – o que inspirou o reality show Big Brother.
Ao longo da trama, Winston passa a questionar o partido controlador e, por isso, começa a planejar maneiras de se livrar de suas garras e olhos, mas será que isso é possível?
Avaliações no Skoob: 4.5 Nota FláLopes News:
A casa soturna – Charles Dickens
Famoso por ter escrito Oliver Twist, Um Conto de Natal e David Copperfield, as obras de Charles Dickens também podem ser livros para advogados refletirem.
“A casa soturna” é uma história sombria que trata das imperfeições da lei e do sistema judiciário da Inglaterra.
Na história, um grupo de herdeiros estão à espera da resolução de um processo judicial sem fim, que já se estendeu a ponto de ninguém mais ter certeza do que está sendo julgado.
Como na maioria de seus livros, Dickens critica as instituições de poder ao mesmo tempo em que se aprofunda nos problemas sociais.
Avaliações no Skoob: 4.1 Nota FláLopes News:
Acima de qualquer suspeita – Scott Turow
Scott Turow é famoso por escrever livros para advogados. Neste, a trama é centrada em um tribunal e em um advogado que se torna o principal suspeito de um crime.
A história apresenta um promotor que está investigando a morte de uma colega advogada, porém, o seu relacionamento pessoal com a vítima faz com que ele se torne o acusado.
No decorrer da trama, os personagens enfrentam conflitos éticos em busca da vitória no julgamento.
Além disso, em 1990, o livro ganhou uma adaptação para o cinema tendo um elenco de peso como Harrison Ford e Raul Julia.
Avaliações no Skoob: 4.0 Nota FláLopes News:
Já anotou algum desses livros para advogados para ler ainda esse ano?
Agora vamos analisar algumas obras de não-ficção que podem servir para o mundo jurídico.
A era dos Direitos – Norberto Bobbio
Nessa obra, o filósofo e historiador Norberto Bobbio nos presenteia com um livro para advogados que trata de 11 artigos sobre os direitos dos homens.
Através dos artigos escolhidos, Bobbio debate a relativização dos direitos fundamentais praticados por certas sociedades e como eles podem colocar em risco a liberdade humana.
Para isso, ele aborda como o direito dos homens evoluiu no decorrer da história e sua importância na sociedade atual. Dessa forma, o livro é um prato cheio para advogados relacionarem os direitos citados e sua aplicação no sistema jurídico.
Avaliações no Skoob: 4.0 Nota FláLopes News:
A arte da guerra – Sun Tzu
“A arte da guerra” não é exatamente um livro para advogados, mas é ótimo para qualquer profissional que se interesse por estratégias.
Através das lições de Sun Tzu, os advogados podem aprender táticas e estratégias de persuasão; como desenvolver um pensamento estratégico na defesa de seu cliente e como melhorar sua comunicação.
O livro é um manual essencial para profissionais do Direito, afinal cada caso enfrentado é como se fosse uma batalha, portanto precisamos estar preparados da melhor maneira possível.
Avaliações no Skoob: 3.6 Nota FláLopes News:
Comece pelo porquê – Simon Sinek
Por fim, chegamos ao último livro de nossa lista de livro para advogados. “Comece pelo Porquê” é um best-seller voltado para a área de negócios e pode ajudar os advogados a encontrarem seu propósito.
O livro também é enriquecedor para aqueles que querem se tornar líderes melhores e inspirar suas equipes.
Além disso, ele ensina que quando você sabe porque faz o que faz, fica mais fácil para as pessoas se conectarem com você, ou seja, ele serve para entender como oferecer seus serviços de maneira mais eficaz e obter melhores resultados.
Avaliações no Skoob: 4.0 Nota FláLopes News: