Como conciliar a vida profissional e pessoal
Confira esta matéria e aprenda como deixar sua vida profissional e pessoal em equilíbrio com algumas dicas simples.
Descritivo e texto legal
Ilustrando a capa da matéria - Como conciliar a vida profissional e pessoal – temos a fotografia de uma mulher de negócios sentada, na imagem ela aparenta ter seis braços, cada uma das seis mãos estão desempenhando uma função, tal como, segurando um celular, um tablet, falando ao telefone etc.
Informação da autorização de imagem Royalty "Free": Autorização de modelo arquivada com a Shutterstock®, Inc.
Conteúdo produzido pelo portal de notícias jurídicas FláLopes News®, proibido a reprodução sem o consentimento do titular da marca.
Dicas para advogados conciliarem a vida profissional e pessoal
Trabalhar, estudar, se atualizar, estar com a família, cuidar dos filhos, sair com os amigos, ver filmes, ler, entre tantas outras coisas… Parece cada vez mais impossível conciliar a vida profissional e pessoal, não é mesmo?
Muitas vezes não conseguimos definir o limite entre a vida profissional e pessoal, é nessa hora que as duas coisas se misturam e acabamos dando mais atenção a uma em detrimento da outra.
Como advogados, há dias em que nossa carga de trabalho é tão grande que nos acompanha de volta para casa quando deixamos o escritório. E isso ainda pode ser mais complicado para quem trabalha em casa.
Com tudo isso, a pergunta que fica é: será que é possível para advogados conciliarem a vida profissional e pessoal?
Felizmente a resposta é sim, veja as dicas abaixo e aprenda como fazer isso.
Sumário
4 Saiba a hora de começar a terminar o trabalho
5 Implemente a tecnologia em sua rotina
Tempo estimado de leitura: 30 minutos
1. Delegue algumas tarefas
O dia a dia de um advogado é cheio de responsabilidades que podem dificultar a conciliação entre a vida profissional e pessoal.
Muitos profissionais tendem a querer fazer tudo sozinho e acabam se sobrecarregando de trabalho e por consequência atrapalham sua vida pessoal. Por isso, delegar é uma boa ideia nessas situações.
Contudo, delegar não é algo fácil de se fazer. O primeiro passo é ter uma equipe qualificada e com pessoas de confiança.
Outro ponto importante é saber compartilhar seus compromissos, isso pode ser feito com ferramentas simples como o Google Agenda ou Trello. Dessa forma, você consegue atribuir tarefas e acompanhar seu andamento.
2. Defina suas prioridades
Complementando a dica anterior, ao definir suas prioridades você entende quais são as tarefas mais operacionais que podem ser delegadas e fica mais focado no que é mais importante no momento.
Lidar com as coisas mais urgentes primeiro vai te ajudar a equilibrar a vida profissional e pessoal, pois a tarefa será concluída em menor tempo.
A disciplina é essencial nessa hora. Quando estiver executando uma tarefa urgente, não deixe que ninguém te interrompa, não pare para atender ligações ou passar informações simples para clientes.
Embora atender os clientes seja importante, em alguns casos, a pessoa pode ser atendida mais tarde ou conseguir o que precisa com outro advogado do escritório.
“…Muitas vezes não conseguimos definir o limite entre a vida profissional e pessoal, é nessa hora que as duas coisas se misturam e acabamos dando mais atenção a uma em detrimento da outra…”
3. Mantenha uma agenda
Muitos advogados não conseguem conciliar a vida profissional e pessoal pois não colocam seus compromissos pessoais na agenda.
Geralmente, acabamos usando a agenda somente para o trabalho, porém, para darmos atenção de maneira igual a todos os compromissos, é preciso anotá-los.
Sendo assim, coloque tudo em sua agenda. Isso também vai te ajudar a se focar nas prioridades, como foi falado na dica acima.
O que está achando das dicas até agora? Você já costuma fazer alguma dessas coisas para conciliar sua vida profissional e pessoal?
4. Saiba a hora de começar a terminar o trabalho
Para ter uma vida profissional e pessoal mais equilibrada, você precisa saber que é necessário limitar suas horas de trabalho. Afinal, a vida não é só trabalhar.
Ainda que algumas tarefas não sejam concluídas no mesmo dia, é muito importante criar uma rotina para começar o trabalho e para terminá-lo, senão o trabalho vai ser a única coisa a ocupar sua agenda.
Faça um esquema de limite de horas para concluir tarefas e atividades mais simples. Dessa forma, você vai ficar mais produtivo e poderá avaliar como está seu andamento.
O que está achando dos conselhos em “Dicas para advogados conciliarem a vida profissional e pessoal”? Me conte nos comentários!
Vamos continuar…
5. Implemente a tecnologia em sua rotina
Para que os advogados possam ganhar horas livres na agenda e separar melhor sua vida profissional e pessoal, eles podem utilizar algumas ferramentas tecnológicas.
Na matéria sobre aplicativos para advogados você encontra uma lista com apps que, com certeza, vão auxiliar no equilíbrio de sua vida profissional e pessoal e aumentar sua produtividade.
Além disso, escritórios que possuem softwares jurídicos acabam otimizando o tempo de serviço de atividades operacionais.
6. Programe suas férias
Todo mundo precisa de descanso e as férias são o momento ideal para equilibrar a vida profissional e pessoal.
Quando você planeja suas férias com antecedência, você consegue organizar suas tarefas e adiantar o que for necessário para quando estiver ausente.
Somente assim você vai poder aproveitar seu tempo livre de verdade, sem se preocupar com o trabalho, vai renovar suas energias para depois retornar pronto para novos desafios.
Todas essas dicas vão contribuir para que você gerencie seu tempo, analise suas prioridades, cumpra prazos, crie metas, saiba como delegar tarefas e mais.
Por fim, você terá tempo para curtir sua vida profissional e pessoal da mesma forma. Dando a atenção que cada uma merece.
Agora conta para mim, sua vida profissional e pessoal estão em equilíbrio? O que você precisa fazer para conciliar as duas?
LEIA TAMBÉM
8 Aplicativos para advogados que você precisa conhecer