Como fazer a decoração de escritórios de advocacia
A decoração de escritórios de advocacia deve ser muito levada em conta, pois é uma das primeiras coisas que o cliente vê.
Descritivo e texto legal
Escritório de luxo com móveis em tons claros e paredes claras, uma mesa branca, sofá escuro, vaso com planta e prateleira com itens decorativos .
Informação da autorização de imagem Royalty "Free": Autorização de modelo arquivada com a Freepik®, Inc.
Conteúdo produzido pelo portal de notícias jurídicas FláLopes News®, proibido a reprodução sem o consentimento do titular da marca.
Como fazer a decoração de escritórios de advocacia
Muitas pessoas não imaginam como a decoração de escritórios de advocacia é algo importante e que precisa ser bem pensado.
Na hora de captar clientes, os advogados concentram toda sua estratégia no marketing jurídico para criar uma boa presença digital mas, por causa disso, podem se esquecer do espaço físico.
Por ser um local onde o cliente vai se reunir com você, o escritório precisa ser aconchegante, passar confiança e comprovar toda a propaganda que você fez online.
Então, não adianta você ser um advogado inovador se não tiver um escritório que faça jus à sua imagem.
Para saber como fazer a decoração de escritórios de advocacia, vamos seguir adiante.
Sumário
1 Cores
3 Móveis
5 Decoração de Escritório de Home Office
Tempo estimado de leitura: 18 minutos
1. Cores
Quando pensamos em cores para a decoração de escritórios de advocacia, devemos pensar em sobriedade. Mas o que são cores sóbrias?
Elas são cores que servirão de base para o ambiente e que combinarão com outras cores e elementos.
Cores mais claras tanto nas paredes quanto nos móveis vão deixar o ambiente mais leve, agradável e sofisticado. Uma combinação de cinza com madeira clara é uma boa aposta hoje em dia.
Antigamente, a decoração de escritórios de advocacia prezava por tons escuros, e móveis rústicos com estofados de couro, mas essa tendência ficou no passado.
Busque criar um padrão dentro do escritório, os ambientes precisam “conversar” entre si, possuir uma mesma paleta de cores, em vez de destoar um do outro. Por isso, outra dica é não misturar muitas cores em uma mesma sala.
Outra ideia que funciona bem é utilizar objetos com cores mais fortes para contrastar. Essa técnica serve para almofadas, molduras dos quadros, esculturas e pequenos vasos. O contraste dá mais personalidade ao ambiente.
Papéis de parede também são uma boa escolha para a decoração de escritórios de advocacia. Eles podem ser de cores neutras ou até mesmo ter algum detalhe, mas cuidado para que não seja nada chamativo.
2. Iluminação
A iluminação é um item essencial na decoração de escritórios de advocacia, pois além do conforto, ela está ligada ao bem-estar e à produtividade.
Considere usar paredes de vidro e janelas grandes que permitam a entrada de luz natural, da mesma forma que usar cores de tons mais claros nas paredes vai ajudar a refletir a claridade.
Quando o ambiente não possibilitar a iluminação natural, é preciso buscar outras formas de deixar o ambiente claro e acolhedor. Para isso, opte por abajures, luminárias e arandelas. Esses itens também servirão como objetos decorativos.
A ideia é que a iluminação seja na medida certa, uma vez que ambientes com pouca luz tendem a deixar as pessoas com dor de cabeça, enquanto ambientes muito claros se tornam cansativos.
Pense nas cores das luzes de cada ambiente: nas salas de reunião e recepção, use a luz amarela para proporcionar mais conforto. Nas estações de trabalho, uma boa pedida é a luz branca, ideal para ajudar na concentração.
Não se esqueça de utilizar lâmpadas de LED, pois elas têm melhor custo-benefício no decorrer do tempo.
3. Móveis
Os móveis não servem apenas para trazer praticidade, eles também fazem parte da decoração de escritórios de advocacia.
Imagine o escritório como sua segunda casa, você não gostaria de ter móveis que te atrapalham nem que não combinam com o ambiente, gostaria?
Portanto, na hora de pensar nos móveis para o escritório, vale a pena investir em móveis planejados. Eles trazem a sensação de originalidade, são adaptáveis às suas necessidades e ótimos para o aproveitamento de todos os espaços.
Considerando a parte do conforto dos clientes, escolha bem as cadeiras, poltronas e sofás. Além disso, lembre-se de que devido a rotatividade de pessoas, esses itens precisam ser duráveis. Uma dica para eles durarem mais é mandar impermeabilizar o estofado.
Os funcionários também precisam ser levados em consideração na hora de escolher suas cadeiras de trabalho, ou seja, elas devem ser confortáveis, ergonômicas, de fácil manejo e não podem ser pesadas.
Outra função dos móveis na decoração de escritórios de advocacia é acomodar os objetos, seja documentos de trabalho ou itens decorativos. Por isso, mesas, aparadores, estantes, prateleiras, bancadas e escrivaninhas são essenciais.
Fique atento para o tamanho das mesas e bancadas das estações de trabalho, elas precisam ter espaço o suficiente para o computador e para o manuseio de documentos.
Assim como na iluminação, não exagere nos móveis, tenha uma quantidade que atenda a rotina do escritório, deixe o ambiente acolhedor e organizado.
4. Objetos decorativos
Essa é a parte da decoração de escritórios de advocacia que você pode ser mais criativo e trazer sua personalidade.
Os objetos decorativos vão desde quadros a tapetes, mas também devem ser usados com moderação, afinal, em uma reunião, você não vai querer que o cliente se distraia olhando para os itens ao redor e desfoque do assunto principal.
Em relação aos quadros, escolha aqueles com imagens mais abstratas e, se possível, com tons parecidos ao da paleta de cores do ambiente.
Para deixar sua sala mais pessoal, você pode ter pequenos porta-retratos de sua família ou com fotos que remetam à sua profissão.
Devido a variedade de materiais e estampas de tapetes, opte por um que esteja em harmonia com as cores do local e que seja fácil de limpar. Vale lembrar que tapetes com muito pelos podem afetar a alergia de funcionários e clientes, então fuja deles.
Além de muito bonitas, as plantas são capazes de renovar e purificar o ar do ambiente. Você pode escolher vasos decorativos que vão trazer um charme a mais para o escritório.
Os livros também são ótimos para a decoração de escritórios de advocacia e fazem parte da vida de todo advogado.
Outros adornos como pequenas esculturas e cerâmicas podem ser colocados nas mesinhas de centro e aparadores do escritório para dar um toque a mais de cor e contraste.
Bônus
Decoração de Escritório de home office
Os advogados que trabalham na modalidade de home office não precisam considerar todos os itens que falamos anteriormente. Mas, ainda assim, precisam de um ambiente adequado para trabalhar.
A decoração de um escritório de home office deve ser funcional, prática, organizada e proporcionar conforto. Por isso é preciso avaliar muito bem o espaço disponível para que tudo fique em harmonia.
Esperamos que tenha gostado de nossas dicas e se inspirado nelas.