Marketing Jurídico: 8 Ferramentas

Nesta matéria do FláLopes News, você confere as principais ferramentas para marketing jurídico. Vem junto e destaque-se no mundo digital.

Descritivo e texto legal

8 Ferramentas para fazer Marketing Jurídico

O marketing jurídico é um assunto que vem sendo muito debatido hoje em dia. Isso acontece porque cada vez mais os advogados e escritórios de advocacia ingressam no mundo digital.

Na matéria sobre networking jurídico, uma das dicas que dei era justamente sobre o marketing na advocacia. Apesar de parecer fácil, esse tema pode gerar dúvidas e muitas pessoas não sabem como fazê-lo.

Para te ajudar, eu preparei essa matéria com as principais ferramentas que você pode usar para fazer um bom marketing jurídico.

Antes de prosseguir, vamos entender do que se trata o marketing na advocacia e se ele é permitido.

De acordo com o Art. 1º do Provimento N. 205/2021 da OAB –

“É permitido o marketing jurídico, desde que exercido de forma compatível com os preceitos éticos e
respeitadas as limitações impostas pelo Estatuto da Advocacia, Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina e por este Provimento.”

Os dois primeiros itens do Art. 2º do provimento explicam alguns conceitos que merecem nossa atenção:

I – Marketing jurídico: Especialização do marketing destinada aos profissionais da área jurídica, consistente na utilização de estratégias planejadas para alcançar objetivos do exercício da advocacia;

II – Marketing de conteúdos jurídicos: estratégia de marketing que se utiliza da criação e da divulgação de conteúdos jurídicos, disponibilizados por meio de ferramentas de comunicação, voltada para informar o público e para a consolidação profissional do(a) advogado(a) ou escritório de advocacia;

Agora que nos familiarizamos com alguns termos, vamos ver quais ferramentas os advogados podem usar quando forem realizar seu marketing jurídico.

Sumário

1 Site para advogados

2 Cartões de visita

3 WhatsApp Business

4 Videoconferências

5 Redes sociais

6 Newsletter

7 Google Ads

8 Copywriting e Storytelling

Tempo estimado de leitura: 35 minutos

1. Site para advogados

Um site ou blog jurídico são ótimas maneiras de fazer marketing na advocacia. Essas ferramentas podem passar credibilidade e confiança no advogado ou no escritório. Além disso, um bom site serve como vitrine para os serviços oferecidos e os clientes podem saber mais sobre o que estão buscando e se determinado advogado ou escritório é o mais indicado para o seu caso.

“…o marketing na advocacia deve ser usado também para facilitar o contato entre clientes e advogados…”

2. Cartões de visita

Por mais que pareçam coisa do passado, os cartões de visita ainda podem ser usados no marketing jurídico.

Eles podem ser usados de duas formas: físico ou digital. O cartão físico é aquele impresso, mais tradicional e que contém as informações do advogado/escritório.

Já o cartão de visitas digital funciona de forma interativa. Ele pode ser compartilhado na internet e traz recursos interativos, como Códigos QR ou links de acesso para as principais plataformas que o advogado ou escritório possuem, como sites e redes sociais.

3. WhatsApp Business

Assim como os cartões digitais atualizaram o modo como vemos os cartões de visita, o WhatsApp se tornou uma ferramenta capaz de facilitar a comunicação no dia a dia e, com certeza, pode ser usado para o marketing jurídico.

É muito difícil encontrar alguém que não tenha o aplicativo do WhatsApp, sendo assim, o WhatsApp Business é a forma pela qual um escritório de advocacia pode atender seus clientes de maneira mais rápida, seja para tirar dúvidas ou agendar reuniões.

Através do uso dessa ferramenta, os clientes vão notar que o advogado/escritório está aberto para comunicação e se sentirão mais acolhidos. Isso só soma pontos para um bom marketing na advocacia.

4. Videoconferências

Assim como o item acima, as videoconferências vieram para facilitar a comunicação com clientes ou mesmo entre advogados e escritórios.

Para muitas pessoas, as chamadas de vídeo se tornaram a principal ferramenta de comunicação durante a pandemia. Isso fez com que vários aplicativos e sites fossem criados para proporcionar uma melhor interação.

Embora estejamos voltando para o presencial, as videoconferências ainda podem ser utilizadas no marketing jurídico, pois muitos advogados/escritórios possuem clientes de outras cidades e regiões que nem sempre podem se deslocar para participar de reuniões presenciais.

É importante lembrar que o marketing na advocacia deve ser usado também para facilitar o contato entre clientes e advogados.

Já conhecia essas ferramentas que citei até agora? Qual delas você acha a melhor para o marketing jurídico?

Vamos seguir em frente, pois só estamos na metade.

Nesta imagem que ilustra a matéria 8 ferramentas para marketing jurídico, temos uma pessoa segurando o smartphone e vários ícones referentes a mídias sociais sainda de sua tela.

5. Redes sociais

As redes sociais são ferramentas excelentes para fazer o marketing jurídico quando bem utilizadas.

Redes como Facebook e Instagram se tornaram plataformas incríveis para informar o cliente e publicar conteúdo educativo. Além disso, elas são capazes de promover autoridade e gerar engajamento.

Para os advogados que se sentem bem em frente às câmeras, o YouTube ou até mesmo vídeos e reels no Instagram são ferramentas bem-vindas que podem fazer parte da sua estratégia de marketing na advocacia.

Os podcasts estão se tornando cada vez mais populares, por que não utilizá-los em seu marketing jurídico? Assim como os exemplos acima, eles são uma boa oportunidade de compartilhar conteúdo e conhecimento.

Os podcasts podem ser disponibilizados em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts e Deezer ou em redes sociais como o Telegram.

É preciso entender que os clientes e as pessoas em geral buscam variedade na hora de consumir conteúdo, portanto seu marketing na advocacia vai se tornar muito mais efetivo se você oferecer seu conteúdo em diversas plataformas digitais.

6. Newsletter

As newsletters que são enviadas para um grupo de contatos por e-mail também são muito utilizadas no marketing jurídico.

Elas servem como canais de comunicação, informação e atualização de notícias referentes ao advogado ou escritório.

7. GOOGLE ADS

Os anúncios pelo Google Ads são uma maneira de impulsionar sua marca na internet. Essa ferramenta de marketing na advocacia é ideal para quem possui recursos para investir nas campanhas.

Aliado às técnicas de SEO, para uma produção de texto estratégica focada em palavras-chave do nicho e experiência do usuário, o Google Ads pode te levar à primeira página de pesquisa do Google e até mesmo à primeira posição.

Fotografia da tela de um smartphone exibindo o logo do Google Ads ilustra a matéria 8 ferramentas para marketing jurídico.

8. Copywriting e Storytelling

Essas são duas técnicas de redação que podem ser aplicadas tanto em sites e blogs quanto em descritivos das mídias sociais. Elas são de grande ajuda na hora do marketing jurídico.

Não adianta ter um bom conteúdo se ele não chamar a atenção das pessoas para que elas tirem tempo para consumi-lo. É aqui que essas técnicas se encaixam.

O copywriting é focado na criação de chamadas e títulos que vão atrair o interesse das pessoas. Já o storytelling tem o intuito de transformar os textos em uma narrativa de fácil entendimento e que prenda o leitor.

Se você, advogado ou gestor de escritório de advocacia, ainda não começou a utilizar essas ferramentas para fazer o seu marketing jurídico, corre pois ainda dá tempo.

Outro ponto importante que você precisa saber é que, caso você não consiga, não saiba ou não tenha tempo, é possível contratar agências de publicidade ou pessoas especializadas em mídias sociais para te ajudar.

Espero que essas dicas de ferramentas para marketing na advocacia tenham sido úteis para você.

Agora eu gostaria de saber quais dessas ferramentas você já usa e quais deveriam ser incluídas nessa lista, me conta nos comentários.

0
Quais ferramentas você utiliza?x
← CLIQUE NO ÍCONE PARA COMENTAR

LEIA TAMBÉM

6 Dicas para networking jurídico

Dicas para evitar o Burnout na advocacia

Receba novas matérias:

Receba novas matérias:

[fb-reactions]
2022-10-05T13:55:05-03:00
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments