Filmes para advogados Parte 3 – destaques das últimas décadas
Listas de filmes para advogados já é sucesso por aqui, então trazemos agora os filmes para advogados que foram destaques nas últimas décadas.
Descritivo e texto legal
Ilustrando a capa da matéria Filmes para advogados – Parte 3, temos uma montagem digital que mistura fotografias e texto. Na foto vemos três posters de filmes recomendados para advogados, na frente das imagens lê-se: Filmes para Advogados Parte 3.
Informação da autorização de imagem Royalty "Free": Autorização de modelo arquivada com a Shutterstock®, Inc.
Conteúdo produzido pelo portal de notícias jurídicas FláLopes News®, proibido a reprodução sem o consentimento do titular da marca.
Filmes para advogados – Parte 3
Vamos falar de cinema outra vez? Em nossa primeira lista de filmes para advogados, mencionamos alguns filmes que abordam questões do Direito Previdenciário, de Família e Trabalhista, além de bônus com clássicos e documentários.
Como só uma lista não foi o suficiente, na Parte 2 com dicas de filmes jurídicos, separamos um filme para cada ano dos últimos 5 anos.
Dessa vez, completando nossa trilogia de filmes para advogados, vamos apresentar um filme em destaque para cada uma das últimas décadas, começando lá nos anos 80.
A ideia é trazer sugestões diferentes das que já citamos nas duas listas anteriores. Então, sem mais demora, vamos aos filmes jurídicos que você, advogado ou estudante de direito, deveria assistir.
Sumário
4 Marshall: Igualdade e Justiça (2017)
6 Bônus
Tempo de leitura: 12 min
O Veredicto (1982)
Esse primeiro filme para advogados é centrado em Frank Galvin, um advogado que, apesar de ser veterano, não é muito bem-sucedido.
Frank é alcoólatra e vive uma vida decadente quando tem a chance de um recomeço através de um caso comovente sobre um erro médico.
Em vez de receber uma grande quantia para fazer acordo, ele decide levar o caso a julgamento, enfrentando uma poderosa organização hospitalar.
Mais do que apenas um filme jurídico, essa é uma bela história de redenção e a prova de que sempre é possível recomeçar em nossa carreira.
O Veredicto (1982)
Duração: 2h09 Classificação: 12 anos Nota no IMDb: 7,7 FláLopes News:
Trailer em inglês do filme O Veredicto, um (clássico) filme para advogado.
Filadélfia (1993)
O segundo longa de nossa lista de filmes jurídicos é um clássico que rendeu o Oscar de Melhor Ator para Tom Hanks por sua atuação como Andrew Beckett.
Na trama, Andrew é um advogado promissor que perde o emprego quando descobrem que ele é homossexual portador de HIV.
Para lutar por seus direitos, Andrew contrata um advogado homofóbico, que vai precisar encarar seus preconceitos se quiser levar justiça ao seu cliente.
Mesmo sendo um filme mais antigo, a história aborda muitas questões atuais. O mais interessante nesse caso é que a vítima é um advogado, sendo representado por outro advogado enquanto o réu é um escritório de advocacia.
Nesse filme para advogados, podemos ver as injustiças cometidas no mundo jurídico com pessoas que fazem parte da mesma profissão. Além de tratar da necessidade que temos de nos livrar do preconceito para praticarmos bem a advocacia.
Filadélfia
Duração: 2h05 Classificação: 12 anos Nota no IMDb: 7,7 FláLopes News:
Trailer legendado do filme Filadélfia, ótima escolha de filme para advogado.
→ Outros filmes jurídicos em destaque dos anos 90: “Um sonho de liberdade” e “As duas faces de um crime”.
Confira a parte 2 dessa lista de filmes:
filmes para advogados
Terra Fria (2005)
Esse filme para advogados do início dos anos 2000 é sobre Josey Aimes, uma mãe solteira, com dois filhos, que retorna para sua cidade em busca de emprego.
Ela começa a trabalhar nas minas de ferro da região, mas com o tempo, percebe que o trabalho duro não é o único problema que vai enfrentar no emprego novo.
Josey se vê em um ambiente de trabalho hostil, onde passa a ser assediada e humilhada pelos outros trabalhadores. Quando suas reclamações não surtem efeito, ela decide levar o caso à justiça através de uma ação coletiva.
Podemos dizer que esse é um filme jurídico mais focado na luta de uma mulher por justiça e melhores condições de trabalho, e que serviu de inspiração para muitas outras mulheres que viviam situações parecidas.
Assim como o anterior, o filme debate questões muito atuais como o assédio sofrido pelas mulheres até os dias de hoje.
Terra Fria
Duração: 2h06 Classificação: 16 anos Nota no IMDb: 7,7 FláLopes News:
Trailer oficial em inglês do filme Terra Fria. Uma de nossas indicações de filmes para advogados.
→ Outro filme para advogado em destaque dos anos 2000: A vida de David Gale
Marshall: Igualdade e Justiça (2017)
Estrelando o saudoso Chadwick Boseman, esse filme para advogados conta a história real de Thurgood Marshall, focando no começo de sua carreira antes de se tornar o primeiro juiz afrodescendente da Suprema Corte dos Estados Unidos.
Na trama, Marshall se vê com um grande desafio em mãos: defender Josepho Spell, um homem negro, acusado de agredir uma mulher branca da alta sociedade.
O filme retrata as dificuldades de Marshall durante um dos primeiros casos em que atuou e que poderia colocar em risco o futuro de sua carreira.
É um ótimo filme jurídico que mostra um dos primeiros advogados norte-americanos a lutar pela igualdade racial e pelos direitos civis nos Estados Unidos.
Marshall: Igualdade e Justiça
Duração: 1h58 Classificação: 14 anos Nota no IMDb: 7,2 FláLopes News:
Confira o trailer legendado do filme Marshall, um filme para advogados que mostra a história real de Thurgood Marshall, advogado que posteriormente se tornou o primeiro juiz preto da Suprema Corte dos Estados Unidos.
→ Outros filmes jurídicos em destaque da década de 2010: “O preço da verdade” e “Suprema”.
Quanto Vale? (2020)
Chegamos ao fim de nossa lista de filmes jurídicos com mais uma obra biográfica. Quanto Vale? acompanha a batalha de Kenneth Feinberg, um advogado que luta para ajudar as vítimas do 11 de setembro.
Ambientado em Washington DC, capital dos Estados Unidos, a trama aborda o lado jurídico de um dos maiores dramas da história, com foco nas indenizações dos familiares das vítimas e sobreviventes do ataque.
Porém, as questões se aprofundam além de fixar valores indenizatórios e parte para o lado mais humano. É nesse momento que vemos a tentativa de estipular um valor para a vida e o debate se uma vale mais do que outra.
Quanto Vale?
Duração: 1h58 Classificação: 12 anos Nota no IMDb: 6,8 FláLopes News:
Filme no Netflix, Quanto Vale? É uma ótima opção para advogados. Confira o trailer legendado de Quanto Vale? Via Netflix.
→ Outros filmes para advogados em destaque da década de 2020: “O Mauritano” e “Os 7 de Chicago”.
Achou que havia acabado? Nada disso, se você conhece nossas listas de filmes para advogados, sabe que nunca deixamos um bônus de fora.
BÔNUS: DOCUMENTÁRIO
Doméstica (2012)
Esse não é exatamente um filme jurídico, mas serve como uma amostra da relação patrão-empregado quando o assunto é empregadas domésticas.
O documentário, produzido por Gabriel Mascaro, inova ao convidar sete adolescentes para acompanhar o dia das domésticas que trabalham em suas casas. Dessa forma, vemos as relações por um viés diferenciado.
Através dos vídeos feitos pelos adolescentes, conhecemos a vida das mulheres que atuam como domésticas e as relações de afeto, amizade e até de poder entre os envolvidos. Mesmo que os filhos dos patrões afirmem “ela é da família”, fica claro que as coisas não são bem assim.
O documentário vale a pena por nos proporcionar a discussão sobre os Direitos Trabalhistas dessa classe de profissionais, principalmente em tempos de denúncia de abusos como o caso da mulher da casa abandonada.
Doméstica
Duração: 1h16 Classificação: livre Nota no IMDb: 7,2 FláLopes News:
Assista ao trailer em português do filme documentário Doméstica, ótimo filme para advogados vivenciarem a vida e relação do contratante e contratado do setor.
Conta pra mim nos comentários se você já assistiu a algum desses filmes. Tem algum outro filme para advogados das décadas citadas que deveria estar aqui?
Veja também
Filmes para advogados – Parte 1
Filmes para advogados – Parte 2