Os 10 melhores sites com notícias jurídicas

Nas áreas jurídicas, estar atualizado é obrigatório. Assim, elaboramos essa lista dos melhores sites com notícias jurídicas.

Descritivo e texto legal

Os 10 melhores sites de notícias jurídicas

Notícias jurídicas: Estar atualizado é uma necessidade para todos nós que exercemos uma atividade nas inúmeras áreas jurídicas.

Costumeiramente recorremos aos livros empoeirados das nossas estantes, pesquisamos alterações de leis, processos e procedimentos em sites governamentais, nos informamos por meio de sites com notícias jurídicas, e não raramente, retornamos às salas de aula para “reaprender”, nos especializar, ou ampliar a nossa área de atuação.

Nas áreas jurídicas é assim, “estar por dentro” não é opcional.

As transformações são diárias e a cada piscar dos olhos surgem novidades, dezenas de notícias jurídicas, grandes acontecimentos no mundo do Direito, mudanças que serão eternas nos próximos 10 minutos, dando espaço para novamente, novas notícias jurídicas, transformações etc.

Maldita Bendita internet!

A internet eliminou as fronteiras e amenizou as dificuldades, permitindo a celeridade da difusão de informações, favorecendo assim, as rápidas transformações.

Todavia, se por um lado a internet nos oferece tantas coisas, por outro lado ela nos cobra responsabilidade. Precisamos de responsabilidade para selecionar as nossas fontes de conhecimentos, e ainda mais responsabilidade em nossa decisão de “compartilhar” o conteúdo.

Ilustração mostrando uma lista simulando a lista dos melhores sites com conteúdos jurídicos, ao fundo um laptop, folhas de papel, canetas e calculadora.

Sendo assim fica claro que, é importante selecionar muito bem os canais onde buscamos atualizações. Mesmo que acompanhar as notícias jurídicas seja apenas um entretenimento para você, ainda sim, é importante que essa seleção seja feita de forma inteligente.

Para facilitar o caminho, ou ainda, te apresentar novas opções, preparamos essa matéria com os sites de notícias jurídicas mais relevantes. Logicamente, elencamos essa lista conforme a nossa opinião, e ao final da matéria esperamos ouvir você:

Qual é a sua lista dos melhores sites com notícias jurídicas?

Clique aqui para responder a nossa pergunta!

Trófeu ilustrado do top 10 sites com notícias jurídicas.

Quer saber quais os 10 melhores sites de notícias jurídicas? Continue lendo!

Então, se assim como nós, você ama a sua profissão, com certeza estar antenado as notícias jurídicas acaba sendo um entretenimento. E para você dedicamos essa matéria sobre os 10 melhores sites jurídicos da atualidade.

Portais de notícias jurídicas, sites opinativos, sites com dicas e atualizações, páginas que ofertam conteúdos exclusivos para advogados… São diversos os veículos que trazem material e bom conteúdo para o universo jurídico. Confira abaixo a nossa lista com “Os 10 melhores sites de notícias jurídicas”

Antes, entenda as ilustrações utilizadas em nossas avaliações:

: De 1 a 5, onde 1 é a nota mais baixa (péssimo) e 5 estrelas é a nota mais alta (excelente).
: Utilizado quando o portal não possui o item avaliado, ou ainda, caso não esteja claro para os usuários.
: S-O-C-O-R-R-O! Quesitos que de tão ruim, não conseguimos estabelecer uma nota.

Lembrando que para essa matéria, o item "notícias jurídicas" é o que tem maior peso para o nosso ranking.

Chega de suspense e vamos a nossa lista com os melhores sites de notícias jurídicas.

Top 10 melhores sites de notícias jurídicas:

Atenção: Essa é uma matéria opinativa, elencamos e falamos sobre os sites de notícias jurídicas de acordo com a nossa opinião e com toda a subjetividade da mesma. Indicamos que você realize o acesso aos site citados e tire a sua própria conclusão. Mais que isso, compartilhe a sua opinião conosco.

10 Âmbito jurídico

O site Âmbito Jurídico utiliza uma comunicação mais formal, é um portal que conquistou seu lugar de prestígio e possui grande credibilidade entre os profissionais. Fora as notícias jurídicas, é possível encontrar artigos técnicos e estudos sobre a doutrina, o Âmbito Jurídico também conta com coletâneas de seus conteúdos, reunidos no formato que eles intitulam como “revista”, tais coletâneas reúnem informações, notícias e matérias de diversas áreas, jurisprudência e ainda, informações para concurseiros.

Apesar do bom conteúdo, vale ressaltar que existe um certo descuido com a parte visual e funcional do site. Em algumas páginas é possível ver códigos não renderizados na tela, a maior parte das matérias são ilustradas com uma imagem padrão, e junto a uma diagramação “padrão”, acaba deixando o conteúdo pouco atraente.

O excesso de anúncios também agrava a experiência do usuário.

Notícias jurídicas:

Editorial:

Colunistas:

Ferramentas para advogados:

Experiência do usuário:

9 Consultor Jurídico

Eu gosto e acesso bastante o Consultor Jurídico (ou Conjur). Conta com um bom conteúdo.

O portal jurídico é referência na área. Além de fornecer atualidades, o Consultor Jurídico também conta com muitas matérias opinativas de diferentes profissionais atuantes nas mais diversas áreas do Direito.

E para quem ama livros como eu, o Conjur conta com uma loja muito legal que disponibiliza livros, revistas, anuários e boletins da área jurídica. São títulos recém-lançados e “velharias” muito, muito legais.

O Estúdio Conjur também merece ser citado, toda peça audiovisual é destacada nessa categoria, tem muito conteúdo relevante para se entreter enquanto se informa.

Realmente vale “favoritar” o Consultor Jurídico, um site que vai além das notícias jurídicas.

Notícias jurídicas:

Editorial:

Colunistas:

Ferramentas para advogados:

Experiência do usuário:

8 Jus.com.br

Com foco em artigos acadêmicos e vários colunistas distintos, o Jus é o ambiente ideal para você se inteirar sobre notícias jurídicas e conferir a explicação, opinião e posicionamento de outros profissionais da área.

O portal conta com muitos artigos, e se você bobear, estará “preso” lendo uma matéria atrás da outra.

Na minha opinião, a riqueza de ler sobre o mesmo assunto, mas com posicionamentos distintos, é o que faz esse site ser ainda melhor.

O Jus também conta com uma seção dedicada a listar advogados divididos por suas devidas especializações. São profissionais da área jurídica de todo o Brasil.

Ainda é possível participar de um fórum online, onde qualquer pessoa pode enviar suas dúvidas jurídicas.

Além dos artigos, opiniões, notícias jurídicas, listagem de profissionais… ufa! O portal ainda oferece um ambiente focado em petições.

Assim como no ConJur… O lado negativo do Jus, em nossa opinião, é o uso indiscriminado de anúncios, popups e outras estratégias de Adsense que são intrusivas e chatas. O layout do site também não ajuda muito, em um primeiro contato, sem avaliar a riqueza do conteúdo, a impressão que temos é que é um site visualmente desatualizado e não pensado na experiência do usuário.

Todavia, o conteúdo realmente é bom e vale ser visitado com frequência.

Notícias jurídicas:

Editorial:

Colunistas:

Ferramentas para advogados:

Experiência do usuário:

7 Olhar Jurídico

Com muitas notícias jurídicas, editoriais, artigos e vídeos, o Olhar Jurídico é uma ótima opção para se informar e se entreter. O maior foco do portal está nas notícias jurídicas, divulgando atualidades e mudanças na legislação e jurisprudência.

O portal fomenta o debate dos profissionais e conta com editoriais em todas as áreas do Direito.

Com carregamento rápido, um layout “clean”, boa distribuição e categorização de temas, e ainda, formatos de exibição de propagandas não invasivos, com exceção da péssima prática de anúncios em popup, o Olhar Jurídico sem dúvidas possui o seu lugar garantido em nossa seleção de sites com notícias jurídicas.

Notícias jurídicas:

Editorial:

Colunistas:

Ferramentas para advogados:

Experiência do usuário:

Os melhores estão por vir! Continue conosco para conferir os melhores sites com notícias Jurídicas.

6 Megajurídico

O Megajurídico é um portal de artigos e notícias jurídicas voltadas a advogados, profissionais do direito, estudantes e juristas.

De acordo com as informações do próprio site, o portal surgiu com o objetivo de disseminar conteúdo sobre todas as áreas do direito e da necessidade de se fomentar o debate jurídico de forma simples, objetiva e acessível a todos.

A plataforma conta com uma equipe de colunistas interessante, composta por advogados, professores da área e até um delegado de Polícia. Fora isso, também recebe colaboração de leitores.

O conteúdo, abastecido diariamente, possui publicações sobre todas as áreas do direito, abordando temas relevantes do meio jurídico, como notícias jurídicas, eventos, atualidades, jurisprudências, artigos, decisões judiciais, curiosidades, resumos, modelos de petições, material de estudos, dicas sobre concursos, exames da OAB, humor jurídico etc.

Em nossa opinião a plataforma acerta na qualidade e no conteúdo que aborda diversas áreas do Direito. Outro ponto forte é o editorial, com matérias muito bem escritas e abordando assuntos interessantes.

Com muitas notícias jurídicas boas e atualizadas, layout convidativo, apesar do excesso de anúncios, e assuntos bem dosados entre o conteúdo técnico e o entretenimento, o Mega Jurídico é uma ótima plataforma para você se informar.

Notícias jurídicas:

Editorial:

Colunistas:

Ferramentas para advogados:

Experiência do usuário:

5 Justificando

O Justificando se descreve como um portal jovem com foco no público jovem. Afirmam contar com mais de 40 colunistas e mais de 1 milhão de acessos mensais. Números realmente impressionantes.

A liberdade é ressaltada no “manifesto” do próprio Justificando, e pode ser acessado por meio do menu contato, apresentação. E de fato, demonstram bem essa linha editorial (de liberdade), pois em nossa opinião o Justificando é um dos sites de notícias jurídicas com maior teor opinativo.

Fora as notícias jurídicas atuais, o portal também discute e fomenta questões políticas, sempre referenciando os aspectos jurídicos, de Direitos Humanos, e a legislação.

Além do formato de jornal online e uma seção audiovisual (bem legal), o Justificando também possui um podcast que leva o seu nome e de outro conjunto intitulado “Crivelli Convida”, vale a pena ouvir todos.

O Justificando oferece ainda, um e-commerce voltado a venda de livros de interesse aos profissionais jurídicos.

Notícias jurídicas:

Editorial:

Colunistas:

Ferramentas para advogados:

Experiência do usuário:

Focado em Direito Previdenciário, o portal e o blog Previdenciarista se destacam ao que se propõem.

Por sua própria descrição:

O Previdenciarista é um site e plataforma SaaS para especialistas em Direito Previdenciário. Construído sobre uma sólida base de 15 anos de experiência na prática advocatícia previdenciária.

O site oferece uma ferramenta fácil de cálculos previdenciários com indicação de petições previdenciárias práticas e objetivas, já autopreenchidas com as informações necessárias ao caso concreto.

Imagem de um computador onde é possível visualizar o site de notícias jurídicas Previdenciarista

O blog conta com bastante matérias e notícias jurídicas atualizadas, conteúdo muito rico, mas em nossa opinião o maior “brilho” está na plataforma, que oferta ferramentas e recursos (pagos) para os profissionais da área.

Apresenta um layout atualizado, boa navegação e poucas propagandas, facilitando assim, a exploração do portal pelo usuário.

Notícias jurídicas:

Editorial:

Colunistas:

Ferramentas para advogados:

Experiência do usuário:

TOP 3 🔥🔥🔥

E então, o que está achando da nossa lista com os 10 melhores site com matérias jurídicas? Clica aqui e conta pra nós!

Antes de continuar… Faça uma pausa de um minuto e colabore com o nosso trabalho, siga @flalopesadv no Instagram, leva menos de um minuto para você e faz toda a diferença para nós!❤️👊

3 Jota

O Jota é focado exclusivamente em notícias, principalmente notícias jurídicas.

É composto por uma equipe de profissionais da área de comunicação, são jornalistas em diversas partes do Brasil, sem dúvidas, o portal é um facilitador na missão do advogado em se manter informado e atualizado.

De acordo com eles, a história do Jota iniciou em 2014, quando um grupo de jornalistas dos principais jornais e revistas do país, especializados na cobertura do Poder Judiciário, percebeu uma demanda crescente por informação confiável e profunda sobre o que de mais relevante acontecia no universo jurídico brasileiro.

Em sua página “Quem Somos” o Jota se descreve de uma forma que não foge à realidade:

A partir de uma nova forma de cobrir as instituições públicas brasileiras, o JOTA fornece informações de qualidade, com análise e contexto, a um público profissional que precisa tomar decisões estratégicas constantemente com base nas movimentações dos três poderes.

Os números também são impressionantes:

Em busca de informação precisa, confiável e imparcial, recebemos entre 700 mil e 1,7 milhão de leitores únicos em nosso site todo mês, e servimos milhares de assinantes individuais e centenas de assinantes corporativos por meio de newsletters e análises exclusivas.

Para aqueles que apreciam o trabalho do portal, o Jota conta com opções de assinaturas com diferentes funcionalidades e preços.

Notícias jurídicas:

Editorial:

Colunistas:

Ferramentas para advogados:

Experiência do usuário:

2 Migalhas

Eles se descrevem:

Migalhas é o maior e mais importante veículo jurídico do Brasil. Criado em 13 de novembro de 2000, tem como objetivo primordial produzir conteúdo jurídico, político e econômico com qualidade.

A afirmação de ser o “maior e mais importante” carece de fontes, mas o que podemos concordar é que, atualmente, o site Migalhas é um dos portais jurídicos mais tradicionais da internet.

A plataforma conta com muitas novidades sobre a legislação e a jurisprudência, além de, publicar opiniões de profissionais renomados no universo jurídico.

É uma incrível fonte de notícias jurídicas. Vários nomes de peso assinam as matérias, os formatos do conteúdo são diversos, textos, áudio e audiovisual.

O Migalhas conta ainda com uma gama de serviços, produzindo eventos, editando livros e administrando uma plataforma de integração da comunidade jurídica.

Estão presentes em todas as redes sociais, como e-mail (ótima newsletter), Youtube, WhatsApp, Facebook, Instagram, LinkedIn e outras.

O portal possui pouquíssimas propagandas, um layout interessante e categoriza seus conteúdos com primor. Além disso, não conta com o recurso “pague para acessar”, tornando o acesso ao usuário 100% gratuito.

Notícias jurídicas:

Editorial:

Colunistas:

Ferramentas para advogados:

Experiência do usuário:

Que rufem os tambores!

Chegou o momento da revelação do primeiro lugar de nossa lista dos 10 melhores sites com notícias jurídicas.

Muito além das notícias, vale ressaltar o que o 1º colocado de nossa lista, possui de mais precioso para advogados: os recursos oferecidos. Peças, modelos, doutrina, legislação, diários oficiais, diretório de listagem de advogados das mais variadas áreas…

O website é “A” plataforma jurídica da atualidade e em nossa opinião, todo advogado deveria ter essa url em sua lista de favoritos.

Notícias jurídicas:

Editorial:

Colunistas:

Ferramentas para advogados:

Experiência do usuário:

O FláLopes News também é um portal de notícias jurídicas, acabamos de nascer, mas estamos determinados em nosso objetivo de informar e entreter estudantes de Direito e advogados.👈

Confira mais do FláLopes News clicando aqui!

❤️Agora queremos ouvir você. O que achou da nossa lista? Qual a sua lista de melhores sites com notícias jurídicas? Participe!

0
O que achou da nossa lista? Qual a sua lista de melhores sites com notícias jurídicas?x
← CLIQUE NO ÍCONE PARA COMENTAR

Receba novas matérias:

Receba novas matérias:

[fb-reactions]
2022-05-21T18:17:40-03:00
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Carolina
Ana Carolina
2 anos atrás

Excelente conteúdo

Flávia Lopes F. F. Macedo
Admin
Reply to  Ana Carolina

Oba Ana, que bom que gostou! Muito obrigada pelo comentário❤️

Marcos
1 ano atrás

Ótima matéria, mas deviam atualiza-la 
1) Magis – Portal Jurídico
2) Âmbito Jurídico
3) Amo Direito
4) Aurum
5) Consultor Jurídico (Conjur)
6) Contraditor
7) Debate Jurídico
8) Direito News
9) Dizer o Direito
10) Dom Total
11) Empório do Direito
12) Espaço Vital
13) Investidura
14) Jota
15) Jornal Jurid
16) Juristas
17) Jus Navigandi
18) JusBrasil
19) Justificando
21) Nação Jurídica
22) Nosso Direito em Ação
23) Olhar Jurídico
24) Páginas de Direito
25) Viver Direito