Relacionamento tóxico, saiba como identificar

Saiba quais são os principais sinais presentes em um relacionamento tóxico e como fazer para buscar ajuda.

Descritivo e texto legal

Como identificar um relacionamento tóxico

Desde o início, a relação entre duas pessoas passa por várias fases, como aprendizado, conhecimento até chegar na maturidade. Porém, no meio do caminho, ela pode se transformar em um relacionamento tóxico num piscar de olhos.

Mas o que é um relacionamento tóxico, para começo de conversa?

Podemos descrever um relacionamento tóxico como um relacionamento entre pessoas onde não há apoio nem respeito, onde há conflito constante, competição e controle excessivo.

É claro que todo relacionamento tem seus altos e baixos, mas os relacionamentos tóxicos são desagradáveis e desgastantes praticamente o tempo todo. Neles, os momentos negativos superam os positivos.

Outro ponto a se mencionar é que um relacionamento tóxico é capaz de prejudicar a saúde mental, emocional e até física de uma ou de todas as pessoas envolvidas.

Muita gente não consegue enxergar completamente quando isso acontece, não sabe que está em um relacionamento tóxico ou se nega a admitir que vive em um.

Se sua relação te traz mais tristeza e estresse do que alegria, é hora de analisar como estão as coisas.

Existem alguns sinais que você pode observar para saber se está vivendo em um relacionamento tóxico, continue lendo para saber quais são eles e como evitar que a situação piore.

Sumário

1 Ciúme em excesso e controle

2 Desonestidade

3 Comunicação violenta

4 Falta de comunicação ou tratamento de silêncio

5 Abusos financeiros

6 Proibição de manter outros relacionamentos

7 Falta de apoio

8 Não respeitar as individualidades

9 Agressão física

10 Falsas promessas

11 Outros tipos de relacionamento tóxico

12 Como proceder ao identificar que vive em um relacionamento tóxico?

13 Canais de denúncia

Tempo estimado de leitura: 30 minutos

1. Ciúme em excesso e controle

Algumas pessoas acreditam que o ciúme é prova de amor, carinho e cuidado, talvez pode até ser, mas tudo em excesso é prejudicial.

Em um relacionamento tóxico, uma das pessoas sente tanto ciúmes que passa a controlar a outra. O controle vai desde a escolha de roupas, com quem a pessoa pode conversar até a maneiras de se comportar.

Nesse tipo de relacionamento, o estresse é constante, já que muitos problemas, na verdade, não são reais, pois são frutos do ciúme. Tudo isso vai gerar cada vez mais brigas, menos momentos agradáveis e desgastar a relação.

2. Desonestidade

Em um relacionamento tóxico, a pessoa que possui o perfil problemático nem sempre age de forma coerente e muitas vezes exibe comportamentos contrários ao que exige do parceiro.

Por um lado, a pessoa tóxica quer honestidade o tempo todo, mas por outro, vive mentindo e omitindo coisas do parceiro.

3. Comunicação violenta

O diálogo deve ser algo presente em qualquer relação, mas quando se está em um relacionamento tóxico, ele geralmente não é saudável.

A pessoa tóxica da relação tende a se comunicar de maneira agressiva, com tom de voz alterado e utilizando palavras depreciativas e xingamentos.

Isso tudo vai fazer com que a outra pessoa sinta medo de conversar, de se abrir, de falar de sua rotina e planos para o futuro.

Com o tempo, a conexão entre os dois vai se enfraquecer, o que vai causar um afastamento emocional e até mesmo físico.

4. Falta de comunicação ou tratamento de silêncio

Acabamos de ver como a comunicação violenta é um sinal de um relacionamento tóxico, no qual há muitas discussões e brigas, porém, não haver diálogo ou a abertura para um também pode ser um sinal.

Quando a pessoa se recusa a conversar, não aceita falar sobre os problemas, te ignora ou sai do cômodo, é preciso ficar atento.

Todo relacionamento saudável deve estar aberto a diálogos produtivos e que vão melhorar o bem-estar do casal.

“…Para controlar a outra pessoa e continuar com o relacionamento tóxico, o outro ignora as individualidades do parceiro como ter amigos, estar com a família, trabalhar, estudar, se cuidar etc….”

5. Abusos financeiros

O dinheiro pode acabar se tornando um grande problema em um relacionamento tóxico.

Quando se trata das finanças do casal, os abusos podem ser observados quando a pessoa gasta demais sem se preocupar com as despesas em conjunto, pede dinheiro emprestado e não devolve, controla os gastos e dinheiro do parceiro, não colabora com as despesas, entre outras coisas.

O que está achando da matéria “Como identificar um relacionamento tóxico”?Me conte nos comentários!

Vamos continuar…

Uma ilustração de um homem e uma mulher abraçados, a mulher está amarrada, ilustra esse trecho da matéria - Como identificar um relacionamento tóxico-.

6. Proibição de manter outros relacionamentos

Esse sinal tem muito a ver com o ciúme e é um dos mais típicos de um relacionamento tóxico.

O indivíduo controlador não entende que a outra pessoa tem relacionamentos fora do namoro ou casamento, portanto faz de tudo para impedir que a pessoa veja os amigos ou familiares.

Em muitos casos, a pessoa acaba se afastando de todos, o que agrava sua situação, por não ter ninguém para pedir ajuda.

7. Falta de apoio

Em uma relação saudável, o casal deve se apoiar mutuamente e ajudar um ao outro a conseguir realizar seus sonhos.

Contudo, isso não acontece em um relacionamento tóxico, pois em vez de dar suporte, a pessoa tóxica constantemente diminui, critica, coloca para baixo e desmotiva a outra.

8. Não respeitar as individualidades

Ficar junto é parte de uma relação, mas não é possível que isso aconteça 100% do tempo.

Para controlar a outra pessoa e continuar com o relacionamento tóxico, o outro ignora as individualidades do parceiro como ter amigos, estar com a família, trabalhar, estudar, se cuidar etc.

Por mais que estejam em uma relação, cada um precisa ter um tempo para si mesmo e esse tempo deve ser respeitado.

9. Agressão física

A agressão física é, sem dúvidas, uma das situações mais graves de um relacionamento tóxico. Quando o abuso passa do verbal para o físico, as coisas saem do controle e é muito mais difícil voltar atrás.

Existem vários meios de buscar ajuda e canais de denúncia para quem sofre esse tipo de violência, falaremos deles mais adiante.

Ilustrando esse trecho da matéria - Como identificar um relacionamento tóxico – vemos uma mulher em plano de fundo e desfocada cobrindo seu rosto como um gesto de proteção. No plano da frente e com foco, vemos um punho masculino fechado.

10. Falsas promessas

Isso é bastante comum nos relacionamentos tóxicos, pois, às vezes, a pessoa prejudicial apresenta estar arrependida pelo que fez. Então surgem os pedidos de perdão e a promessa de que vai melhorar.

Dessa maneira, o casal fica preso em um círculo vicioso de agressões verbais e físicas, falso arrependimento, falsas promessas de mudanças e tudo começa outra vez.

Outros tipos de relacionamento tóxico

Quando falamos em relacionamento tóxico, logo o que vem à mente é a relação de um casal. Contudo, os mesmos sinais que mencionamos acima podem estar presentes em qualquer relação, como de amizade, com familiares e até mesmo no trabalho.

Portanto é necessário ficar atento para qualquer pessoa que apresente alguns desses sinais, que tente te controlar, que tenha muito ciúmes, que está constantemente te criticando, entre outras coisas.

Nessa parte, como ilustração da matéria - Como identificar um relacionamento tóxico -, temos um desenho de um coração todo remendado por peças de quebra cabeça, uma mulher está ao lado posicionando as peças corretamente.

Como proceder ao identificar que vive em um relacionamento tóxico?

Assim que perceber que está vivendo em um relacionamento tóxico, o primeiro passo é tentar se afastar da pessoa. Por mais que ainda exista sentimento, você precisa se colocar em primeiro lugar.

Não se deixe convencer pelo manipulador, pois a pessoa tóxica vai tentar virar o jogo, dizer que você está errado, que está vendo coisas ou exagerando.

Busque por pessoas que estarão ao seu lado nesse momento difícil, que vão apoiar sua decisão e te proteger se necessário.

Em algumas situações, a pessoa tóxica não vai aceitar o afastamento, nessa hora peça ajuda de amigos e familiares. Caso a situação se agrave, é hora de procurar as autoridades competentes.

Canais de denúncia

O principal canal de denúncia é o 190.

Infelizmente, as mulheres são as maiores vítimas de relacionamentos tóxicos. Sendo assim, existem canais de denúncia específicos para esses casos.

Na matéria “Como denunciar situações de violência contra as mulheres?”, você encontra uma lista com vários meios de denunciar.

Você já passou por um relacionamento tóxico ou conheceu alguém que viveu um? Conta para mim nos comentários se você sabe de algum outro sinal que pode indicar um relacionamento tóxico.

0
Você já passou por um relacionamento tóxico ou conheceu alguém que viveu um?x
← CLIQUE NO ÍCONE PARA COMENTAR

LEIA TAMBÉM

Como denunciar situações de violência contra as mulheres?

Botão do pânico, tecnologia aliada de mulheres vítimas de violência

O que significa um X vermelho na mão?

Policiais podem afastar agressores de vítimas de violência doméstica

Receba novas matérias:

Receba novas matérias:

[fb-reactions]
2023-01-24T17:53:21-03:00
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments