Dicas para inovar na advocacia
A inovação não tem a ver somente com áreas da tecnologia, você, advogado, também pode e deve inovar na advocacia.
Descritivo e texto legal
Ilustrando a capa da matéria - Dicas para inovar na advocacia – um ícone de "carregando" e o texto update em primeiro plano, no segundo plano conferimos a imagem de uma estátua da Deusa da Justiça - Themis.
Informação da autorização de imagem Royalty "Free": Autorização de modelo arquivada com a Shutterstock®, Inc.
Conteúdo produzido pelo portal de notícias jurídicas FláLopes News®, proibido a reprodução sem o consentimento do titular da marca.
Dicas para inovar na advocacia
Quando falamos em inovar, muitos acabam pensando somente em áreas que são mais tecnológicas. Porém, hoje em dia, a inovação está presente em praticamente todas as áreas do mercado de trabalho, portanto é essencial que os advogados aprendam a inovar na advocacia.
Para se tornar um advogado inovador, você precisa fugir do óbvio e tomar atitudes que trarão os melhores resultados através de diferentes estratégias.
Existem várias vantagens em inovar na advocacia, como aumento de produtividade e maior satisfação do cliente. Se você pretende se tornar um advogado inovador, confira as dicas a seguir.
Sumário
3 Tenha um bom marketing jurídico
4 Utilize ferramentas digitais
5 Observe as tendências de mercado
6 Veja sua carreira como uma empresa
Tempo estimado de leitura: 16 minutos
1. Especialize-se
Uma das formas mais tradicionais de inovar na advocacia são as especializações, pois como advogados, sabemos a importância de nos mantermos atualizados o tempo todo.
Por isso, vale muito a pena investir em cursos online, pós-graduações ou outras maneiras de adquirir conhecimento e agregar mais valor ao serviço prestado.
2. Aprenda novas habilidades
Um advogado inovador é aquele que possui conhecimentos além do jurídico e da parte técnica.
Além de escolher uma boa especialização, outra maneira de inovar na advocacia é focar em habilidades sociais, inteligência emocional, gestão de conflitos, de pessoas, mediação, entre outras.
Cada nova habilidade adquirida vai se tornar um diferencial em sua carreira.
3. Tenha um bom marketing jurídico
Atualmente o marketing jurídico é uma estratégia mais do que necessária para um advogado inovador.
Através dele, você pode usar as redes sociais a seu favor para ganhar mais visibilidade, gerar autoridade, atrair novos clientes, ganhar parceiros e expandir sua rede de contatos.
Para ir além das redes sociais, você também pode investir na criação de um bom site que seja responsivo, interativo e com conteúdo de qualidade.
Se você ainda não começou a fazer seu marketing jurídico, se apresse, pois diversos profissionais já estão na sua frente.
“…Um advogado inovador é aquele que possui conhecimentos além do jurídico e da parte técnica…”
4. Utilize ferramentas digitais
Não podemos falar de inovação sem falar de tecnologia, por isso essa próxima dica para inovar na advocacia está ligada às ferramentas tecnológicas que você pode usar no seu dia a dia.
Existem softwares jurídicos desenvolvidos para facilitar o trabalho em escritórios e de profissionais autônomos, além de vários aplicativos para advogados que você pode utilizar.
5. Observe as tendências de mercado
Um bom advogado inovador é aquele que está antenado nas tendências de mercado.
É necessário analisar como está a área e a região onde você atua para ver como você pode se destacar. Para isso, esteja sempre atualizado através de sites jurídicos, sites de notícias da sua cidade e estado etc.
Afinal, por ser uma ciência jurídica e social, a maioria das demandas do Direito são relacionadas ao comportamento da sociedade.
6. Veja sua carreira como uma empresa
Para colocar em prática as dicas de como inovar na advocacia, você precisa se enxergar como uma empresa.
Tenha planejamento estratégico, objetivos e metas, com isso, você vai atingir bons números de atendimento, vai receber indicações de clientes, fidelizar os que já possui e crescer financeiramente.
Use ferramentas de gestão para otimizar seus processos. Capacite-se em sua área de atuação.
Ser um advogado inovador é uma tarefa constante, que exige muita dedicação. Entretanto, sua carreira vai decolar caso você se empenhe.
Você já coloca alguma dessas dicas em prática? Conhece outra maneira eficaz de se tornar um advogado inovador? Conta para mim nos comentários.
LEIA TAMBÉM
6 dicas para fidelizar o cliente na advocacia
8 ferramentas para fazer marketing jurídico