O que é e como funciona o Legal Design
Uma das tendências na advocacia atualmente, o Legal Design vem para tornar o Direito mais acessível para todos.
Descritivo e texto legal
Grupo de pessoas discutindo ideias ao redor de uma mesa cheia de papéis e anotações em um escritório.
Informação da autorização de imagem Royalty "Free": Autorização de modelo arquivada com a Freepik®, Inc.
Conteúdo produzido pelo portal de notícias jurídicas FláLopes News®, proibido a reprodução sem o consentimento do titular da marca.
O que é e como funciona o Legal Design
O Legal Design é um tema que vem se tornando mais popular nos últimos anos e que certamente vai ser uma tendência do Direito em 2023.
Ele acompanha várias outras tendências relacionadas aos avanços tecnológicos e transformações sociais que todo advogado inovador precisa conhecer.
Então, sem mais delongas, continue lendo para saber mais sobre o Legal Design.
Sumário
2 Como o Legal Design funciona?
3 Como e quando utilizar o Legal Design?
Tempo estimado de leitura: 11 minutos
O que é Legal Design?
Também chamado de Design Jurídico, ele é a junção de três áreas distintas, sendo elas o Direito, a tecnologia e o design.
Ele surgiu para tornar a comunicação, sistemas e serviços do Direito mais acessíveis para os leigos, ou seja, sua ideia é engavetar o “juridiquês” e usar uma linguagem mais fácil. Sua proposta é fazer isso através do Visual Law, que utiliza a criatividade e elementos do design como cores, ícones, infográficos, imagens, entre outros.
Ao deixar peças e documentos jurídicos mais atrativos para pessoas que não são da área, o Legal Design considera a experiência do cliente e melhora sua compreensão, isso ajuda a alinhar expectativas e melhora o relacionamento entre as partes envolvidas.
“…Imagine um material de várias páginas, com texto corrido e repleto de jargões. Ninguém vai querer ler algo assim…”
Como o Legal Design funciona?
Ele é uma via de mão dupla, ele serve tanto para os leigos quanto para os profissionais da área.
Para quem não entende sobre o sistema jurídico, ele vem como um “tradutor” que simplifica o diálogo entre as partes.
Para os profissionais, ele ajuda a tornar os atendimentos mais personalizados e eficientes.
Contudo, o Legal Design não tem a intenção de acabar com o texto jurídico e com sua linguagem técnica, mas sim facilitar a leitura de documentos, petições, contratos etc.
Como e quando utilizar o Legal Design?
Ele pode ser usado na produção de uma peça jurídica, considerando sua forma, funcionalidade e, acima de tudo, o destinatário (cliente), para melhorar seu entendimento.
Imagine um material de várias páginas, com texto corrido e repleto de jargões. Ninguém vai querer ler algo assim e muito menos entender, por isso o Legal Design se faz tão útil, pois torna esse tipo de conteúdo acessível e serve como forma de inclusão.
Além disso, ele pode ser aplicado em vários processos de escritórios de advocacia, inclusive sendo incorporado a softwares jurídicos. Dessa forma, toda a equipe se envolve e aprende.
Visual Law
O Visual Law nada mais é do que um mecanismo dentro do Legal Design. Ele se refere exclusivamente aos aspectos gráficos e visuais de um material jurídico.
Sua função é facilitar a leitura, sua compreensão e a forma como as informações são exibidas em documentos jurídicos.
Dessa forma, a combinação dos dois conceitos traz vários benefícios como resolução de problemas; foco no cliente e em suas necessidades; comunicação mais clara e efetiva; maior organização; e possibilidade de criar ideias e recursos através do uso da tecnologia.