O que são Lawtechs e Legaltechs

A união do Direito e da tecnologia trouxe as lawtechs e legaltechs para aprimorar e atualizar o mundo jurídico.

Descritivo e texto legal

O que são Lawtechs e Legaltechs

Da mesma forma que as fintechs revolucionaram o setor financeiro, as lawtechs e legaltechs vieram para fazer o mesmo no mundo jurídico.

Elas são startups jurídicas que trazem soluções digitais para os advogados e escritórios de advocacia, sendo assim, seu objetivo é facilitar o trabalho operacional.

Visto que são mais uma das tendências do Direito em 2023, é preciso conhecê-las e saber como elas podem ajudar o dia a dia da advocacia.

O setor de lawtechs e legaltechs está crescendo cada vez mais no Brasil e, se você quer ser um advogado inovador, não pode ficar de fora.

Continue a leitura para aprender mais sobre essa evolução tecnológica aplicada ao setor jurídico.

Sumário

1 O que é uma startup jurídica?

2 O que é Legaltech?

3 O que é Lawtech?

4 Qual é a diferença entre Lawtechs e Legaltechs?

5 Quais categorias de Lawtechs e Legaltechs existem?

Tempo estimado de leitura: 12 minutos

Para ilustrar a matéria “O que são Lawtechs e Legaltechs”, vemos a ilustração de uma advogada e o conceito de tecnologia aplicada ao direito representado por um robô.

O que é uma startup jurídica?

Primeiramente, antes de abordarmos as lawtechs e legaltechs em si, precisamos entender o que uma startup jurídica faz.

Do mesmo modo que existem em outras áreas, as startups são empresas que propõem um modelo de negócio diferenciado e inovador, principalmente com o uso da tecnologia.

As startups jurídicas, por sua vez, oferecem soluções tecnológicas que facilitam e aprimoram os processos do mundo jurídico. Ou seja, elas auxiliam o trabalho dos advogados e outros profissionais do Direito.

O que é Legaltech?

Legaltech é a junção das palavras legal e tech (technology, tecnologia em inglês) e assim como o nome indica, é a combinação da área legal com a tecnologia.

Uma legaltech oferece serviços através da inovação tecnológica para advogados, escritórios de advocacia e outros setores jurídicos.

Tais serviços disponibilizam ferramentas que tornam a rotina dos advogados mais fácil e ágil, sendo assim, dão a eles a possibilidade de se focar em aspectos menos operacionais do trabalho.

O que é Lawtech?

Formada pela combinação das palavras (law, Direito ou advocacia em inglês) e tech (technology), as lawtechs oferecem serviços jurídicos através de softwares, programas e aplicativos.

Elas têm o intuito de tornar os processos menos burocráticos e mais acessíveis para todos.

As lawtechs utilizam tecnologia em busca de soluções para problemas enfrentados pelo setor jurídico hoje em dia, tentando, dessa forma, resolvê-los rápida, produtiva e economicamente.

Você já conhecia as lawtechs e legaltechs?

Continue lendo para entender a diferença entre elas e quais tipos existem.

Qual é a diferença entre Lawtechs e Legaltechs?

Quando vemos a definição de lawtech e legaltech temos a impressão de ambas são a mesma coisa, porém elas são bem diferentes na prática.

As lawtechs são voltadas para atender o público em geral, isso quer dizer que elas atendem pessoas que não são da área do Direito ou aquelas que buscam por consultoria jurídica.

Elas facilitam o acesso do cidadão a serviços que antes eram realizados por advogado, por exemplo, uma plataforma oferecendo assinatura de contratos pela internet que possua validade jurídica

Por outro lado, as legaltechs são empresas focadas na criação de ferramentas para advogados, escritórios de advocacia ou outros setores jurídicos.

De forma resumida, as legaltechs ajudam a tornar o trabalho dos profissionais mais eficiente, enquanto as lawtechs servem para pessoas leigas (de fora da área).

Como ilustração da matéria “O que são Lawtechs e Legaltechs”, vemos um dedo prestes a tocar em um holograma representando a balança da justiça.

Quais categorias de Lawtechs e Legaltechs existem?

A Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (A2BL), fundada em 2017, separa as lawtechs e legaltechs em 13 categorias principais. Elas são:

Analytics e Jurimetria

Plataformas de análise e compilação de dados e jurimetria, usadas por escritórios de advocacia para a análise de grandes volumes de informações do Judiciário.

Automação e gestão de documentos

Softwares voltados para otimizar processos e administrar o ciclo de vida de contratos e outros documentos cíveis, tributários e trabalhistas.

Civic Tech

São iniciativas focadas em conectar pessoas e instituições, e devido ao foco mais social, elas ampliam o acesso da população aos serviços públicos.

Compliance

Serviços usados para garantir o cumprimento de normas e regulamentos de uma empresa. Nesse caso, a tecnologia é uma aliada na gestão de riscos e na prevenção a perdas e fraudes.

Conteúdo jurídico, educação e consultoria

São serviços digitais de informação, como portais de notícias, legislação e empresas de consultorias que oferecem desde assessoria jurídica à segurança de informação.

Extração e monitoramento de dados públicos

Ferramentas usadas para o acompanhamento e gestão de informações públicas, como publicações, legislação, andamento de processos e documentos nos cartórios.

Gestão (Escritórios e Departamentos Jurídicos)

Soluções de gestão para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos que buscam gerir processos internos, tais como agendas, contratos, pagamentos, entre outros.

IA – Setor Público

Soluções de Inteligência Artificial para uso em tribunais e poder público em geral.

Real State Tech

Tecnologia aplicada nos mercados imobiliário e cartórios com o objetivo de agilizar transações e minimizar a burocracia.

Redes de profissionais

Redes de conexão que permitem a troca de informações e conhecimentos entre profissionais do Direito, clientes e empresas.

Regtech (Regulatory Tech)

Soluções voltadas para auxiliar a resolução de problemas com exigências de regulamentação, geralmente relacionados a serviços do Compliance.

Resolução de conflitos online

Plataformas voltadas a resolver conflitos pela internet através de mediação, arbitragem e negociação de acordos a fim de evitar processos judiciais.

Taxtech

Plataformas que oferecem soluções para diversos desafios de ordem tributária ou fiscal.

Conclusão

De uma forma ou de outra, as lawtechs ou legaltechs chegaram para transformar o Direito e trazê-lo cada vez mais para o mundo digital, por isso são essenciais atualmente.

Essas startups estão protagonizando uma mudança essencial no mercado jurídico, que vai afetar tanto os profissionais da área quanto seus clientes.

Portanto, vale muito a pena estudar sobre elas, entender como introduzi-las em sua rotina e aproveitar o uso da tecnologia para se tornar um profissional melhor e prestar um atendimento mais personalizado.

Outro ponto a favor das lawtechs e legaltechs é que além de agilizar os processos e aumentar a produtividade, elas também ajudam na redução de custos e otimização de tempo.

Receba novas matérias:

Receba novas matérias:

[fb-reactions]
2023-01-24T17:46:28-03:00
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários