Prova de vida do INSS tem novas regras
Segurado não precisará mais sair de casa para prova de vida do INSS. Instituto usará bases de dados públicos e atos como votação nas eleições.
A fotografia de um senhor de idade acenando em uma videochamada ilustra a capa da matéria "Prova de vida do INSS tem novas regras".
Informação da autorização de imagem Royalty "Free": Autorização de modelo arquivada com a Shutterstock®, Inc.
Conteúdo reproduzido do g1, creditado para Marta Cavallini, acesse o conteúdo original clicando aqui.
Prova de vida do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou portaria com as novas regras para a prova de vida. Os segurados não precisarão mais sair de casa para comprovar que têm direito ao benefício. As mudanças valerão para os aniversários dos aposentados e pensionistas que ocorrerem a partir de 03 de março.
A partir de agora, o instituto usará bases de dados públicos e atos como votação nas eleições e vacinação para fazer o procedimento.
O INSS informa que implementará as mudanças até o dia 31 de dezembro deste ano. Até lá, não haverá bloqueio de pagamento por falta da comprovação de vida.
A iniciativa terá impacto sobre 36,4 milhões de beneficiários, dos quais 5 milhões têm mais de 80 anos de idade.
Tira dúvidas
Confira abaixo a resposta para as principais dúvidas sobre as novas regras da prova de vida do INSS.
Foi possível entender as novas regras da prova de vida do INSS? Restou dúvidas? O que achou da matéria? Nos conte na seção de comentários. Sua participação é muito bem-vinda.❤️