10 importantes soft skills para advogados

Soft skills para advogados: conheça 10 importantes soft skills para advogados e desenvolva para melhorar sua carreira na advocacia.

Descritivo e texto legal

10 importantes soft skills para advogados

Não basta ter somente conhecimento técnico para se destacar em sua profissão, seja ela qual for. Existem algumas soft skills para advogados que, somadas à parte técnica, podem fazer uma grande diferença em sua carreira.

Imagine um advogado que sabe muita coisa da área em que atua, mas não consegue conversar com clientes ou lidar com problemas do ambiente de trabalho. Com certeza, esse profissional não se destacará por coisas boas.

Assim como em toda profissão, as soft skills na advocacia servem como diferenciais, mas antes de falarmos sobre as 10 soft skills para advogados, vamos entender como elas se diferem das hard skills.

Qual a diferença entre hard skills e soft skills?

As hard skills são habilidades técnicas, que podem ser aprendidas em cursos e faculdades, como a própria ciência jurídica. Outros temas como marketing, empreendedorismo, vendas, entre outros, também são hard skills.

Já as soft skills são habilidades interpessoais e comportamentais que devem ser desenvolvidas ao longo do tempo. Elas estão ligadas ao pensamento crítico, convívio social, capacidade de adaptação etc.

Agora que você já sabe a diferença, continue lendo para saber quais soft skills na advocacia são mais relevantes para você.

Sumário

1 Oratória

2 Inteligência emocional

3 Empatia

4 Resiliência

5 Adaptabilidade

6 Liderança adaptativa

7 Negociação

8 Resolução de conflitos

9 Visão sistêmica

10 Alta performance

Tempo estimado de leitura: 26 minutos

10 soft skills para advogados

1. Oratória

Essa é uma habilidade essencial quando falamos de soft skills para advogados, afinal, grande parte de nosso trabalho tem a ver com argumentação.

Uma boa oratória vai te ajudar a ordenar seus pensamentos para criar bons discursos, de forma a tornar seus argumentos mais claros e de fácil entendimento.

Essa soft skill na advocacia também te ajudará a desenvolver uma comunicação mais assertiva, seja com clientes ou colegas de trabalho.

2. Inteligência emocional

Muito falada ultimamente, essa soft skills para advogados está relacionada a saber lidar com as próprias emoções, principalmente no ambiente de trabalho.

Com essa soft skill, você consegue lidar melhor com o estresse e a pressão do dia a dia, a se adaptar de modo eficiente e, com isso, ser mais produtivo.

3. Empatia

Saber se colocar no lugar do outro é uma das mais importantes soft skills para advogados.

Em nosso trabalho, precisamos entender o cliente para ajudá-lo em diversas situações. Isso vai gerar confiança e fortalecer o relacionamento entre as duas partes.

“…se adaptar é uma soft skill na advocacia que, se você ainda não possui, precisa desenvolver o quanto antes…”

Curtindo a matéria 10 importantes soft skills para advogados? Me conte nos comentários!

Continue lendo, pois temos mais.

4. Resiliência

Ser resiliente é outra soft skills na advocacia que você precisa desenvolver, principalmente porque em nossa área existem muitas situações adversas que fogem do nosso controle.

Nesse ponto, a resiliência nos ajuda a superar os obstáculos e não desistir quando eles surgirem em nosso caminho.

5. Adaptabilidade

Devido às rápidas mudanças no ambiente de trabalho, nas relações interpessoais e com o surgimento de novas tecnologias, se adaptar é uma soft skill na advocacia que, se você ainda não possui, precisa desenvolver o quanto antes.

A adaptabilidade não serve apenas para questões tecnológicas, ela também nos ajuda a lidar com as diferenças dentro do ambiente de trabalho.

Ilustrando a matéria 10 importantes soft skills para advogados, temos o desenho digital de um advogado com uma luneta e guiando um navio.

6. Liderança adaptativa

Essa é uma ótima soft skill para advogados que querem ser líderes e complementa o item anterior.

A liderança adaptativa tem a ver com deixar de lado o que já está ultrapassado e abraçar novas competências. Um líder adaptativo é aquele que ouve mais sua equipe e trabalha de maneira mais colaborativa.

7. Negociação

Um pouco relacionada com a oratória, essa soft skill para advogados auxilia na hora do convencimento. Porém, em uma negociação, não basta somente convencer, é preciso saber outras estratégias para fechar negócios.

Sendo assim, um advogado que sabe negociar, consegue captar mais clientes, fechar mais vendas e acordos.

Além disso, saber negociar é essencial quando for estipular um valor justo para cobrar por seu trabalho.

8. Resolução de conflitos

Outra importante soft skill na advocacia é saber mediar.

Em uma mediação, o ideal é não encarar as partes envolvidas como o problema nem tratá-las de maneira hostil. Um bom mediador é humilde e sempre busca resolver o problema da melhor maneira possível.

Mediar também envolve questões com colegas de trabalho, gestores e outras pessoas da profissão, além dos clientes.

Um conta giro com a palavra performance ilustra esse trecho da matéria 10 importantes soft skills para advogados.

9. Visão sistêmica

A visão sistêmica é a capacidade de ver o cenário ao redor como um todo, analisando cada pessoa envolvida e as situações que o compõem.

Essa é uma excelente soft skill para advogados, pois facilita a tomada de decisões mais assertivas.

10. Alta performance

Essa soft skill na advocacia envolve técnicas que podem ser aplicadas no dia a dia para melhorar seu foco e te deixar mais produtivo.

Quando você trabalha mais rápido e com eficiência, você produz mais resultados. Além disso, a alta performance te permite criar tempo livre, o que pode reduzir os riscos de burnout na advocacia.

Conclusão

Como você deve ter notado, não podemos negar a importância das soft skills na advocacia.

Cada uma delas se relaciona com as outras e podem ser decisivas para sua carreira, seja você um estagiário ou gestor de um escritório.

Muitas dessas habilidades você vai adquirir e desenvolver ao longo do tempo e dos anos de experiência, mas nada impede que você agilize seu conhecimento através de livros, cursos e até dos feedbacks das pessoas ao seu redor.

Outro ponto importante sobre as soft skills para advogados é que você precisa colocá-las em prática constantemente.

Qual soft skill na advocacia você já tem? Quais delas ainda precisa desenvolver?

0
Qual soft skill na advocacia você já tem? Quais delas ainda precisa desenvolver?x
← CLIQUE NO ÍCONE PARA COMENTAR

LEIA TAMBÉM

Como evitar o burnout na advocacia

Como conciliar a vida profissional e pessoal

Como escolher uma pós-graduação em Direito

Receba novas matérias:

Receba novas matérias:

[fb-reactions]
2022-09-22T21:10:08-03:00
5 1 voto
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários