Técnica Pomodoro e como ser mais produtivo

Aprenda a gerenciar seu próprio tempo e ser mais produtivo utilizando a técnica pomodoro. Em apenas 6 passos você aplicará a ténica Pomodoro.

Descritivo e texto legal

Técnica Pomodoro: saiba como gerenciar seu tempo e ser mais produtivo

Você tem muita coisa para fazer? Não tem tempo para fazer tudo? Ou pior, não consegue fazer as coisas dentro do prazo? Então vou te apresentar uma estratégia que vai te ajudar a sair do sufoco. A Técnica Pomodoro é uma técnica que pode aumentar sua produtividade e fazer com que você conclua suas tarefas no tempo certo.

Como assim? Que coisa milagrosa é essa Técnica Pomodoro?

Ela é uma técnica que foi criada pelo italiano Francesco Cirillo no final dos anos 80. Ele buscava aumentar sua produtividade enquanto cursava os primeiros anos da faculdade. Para organizar seus estudos, e dar o pontapé inicial no que viria a ser a Técnica Pomodoro, ele teve a brilhante ideia de usar um timer de cozinha.

“…nós podemos deixar nosso cérebro mais ágil e aumentar nosso foco….”

O timer que Cirillo usou tinha o formato de um tomate ou pomodoro, em italiano. Seu timer, configurado para 25 minutos, emitia um barulho alto quando o tempo terminava. Durante esses minutos, Cirillo focava em suas tarefas sem se distrair nem interromper de jeito nenhum.

Dessa forma, ele se mantinha completamente focado. Foi só mais tarde, em 1992, quando percebeu bons resultados, que ele decidiu divulgar sua técnica.

Hoje em dia você não precisa usar um timer de cozinha, muito menos um que se pareça com um tomate. Existem diversos sites e aplicativos que podem ser usados para aplicar a técnica, como o Tomato Time, Pomodoro Time, Pomodoro Keeper, Focus Keeper etc.

Estudante, mulher jovem e bonita, estudando e se preparando para a prova da OAB por meio da técnica Pomodoro.

Como funciona a Técnica Pomodoro?

A técnica considera que, ao dividir nosso fluxo de trabalho em pequenos blocos de grande concentração, nós podemos deixar nosso cérebro mais ágil e aumentar nosso foco. Isso significa que conseguimos melhorar nossa gestão de tempo e nos tornamos mais eficientes.

Você não precisa de muita coisa para colocar o método pomodoro em prática, apenas um timer, um cronômetro ou outro dispositivo capaz de fazer contagem regressiva, uma lista de tarefas, lápis e borracha.

Para começar, faça sua lista de tarefas para o dia. Depois, divida seu tempo em períodos de 25 minutos (eles são chamados de “pomodoros”). Com isso pronto, trabalhe sem interrupções durante esses períodos.

Assim que o tempo do timer acabar ao fim dos primeiros 25 minutos, marque as tarefas concluídas com um X ou anote seu desempenho, por exemplo, 50% concluído e em seguida faça uma pausa de 5 minutos. Aproveite esse intervalo para se concentrar em atividades não relacionadas à sua tarefa, vá ao banheiro, responda uma mensagem, tome um café etc.

Cada vez que completar 4 ciclos de 25 minutos, faça pausas maiores para descansar, mas não ultrapasse 30 minutos de descanso. Os intervalos entre os pomodoros são muito importantes para “refrescar o cérebro” e aumentar sua agilidade mental.

Vale ressaltar que as medidas de tempo do método pomodoro podem ser ajustadas de acordo com suas necessidades, então você pode encontrar seu próprio tempo ideal de descanso.

Quais são os resultados da Técnica Pomodoro?

Os principais objetivos são diminuir a ansiedade e aumentar o foco e concentração nas tarefas a fim de evitar desperdício de tempo e distrações.

Quando você anota no papel o que precisa fazer, você consegue se organizar melhor. Além disso, você estabelece metas para cada dia ou período, o que torna mais fácil acompanhar e medir os resultados.

Alguns dias após ter começado a usar a Técnica Pomodoro, você vai perceber alguns benefícios, como entender quanto tempo leva para fazer cada tarefa, descobrir o que te distrai com mais frequência e quais são as coisas que causam interrupções em seu trabalho.

A grande vantagem da Técnica Pomodoro é que ela pode ser usada para organizar qualquer tipo de tarefa, desde estudos (para concursos, simulados, vestibulares, provas da OAB etc) até atividades que devem ser realizadas no dia a dia do trabalho, além de serviços domésticos, entre outros.

Você sabe como está sua gestão de tempo?

Uma maneira simples de entender se você está ou não gerenciando bem o seu tempo é se fazer as seguintes perguntas:

  • Eu estudo e trabalho até me cansar ou faço intervalos frequentes?
  • Eu costumo fazer listas de tarefas a serem feitas ou tento me lembrar de cabeça?
  • Eu sei o que mais causa interrupções em meu trabalho?
Timer marcando o tempo para gerenciar o estudo com o método pomodoro.
  • Eu consigo determinar o tempo que vou gastar em minhas atividades e depois conferir se foi o suficiente?
  • Eu estou sempre correndo contra o relógio?

Refletir sobre essas questões pode te ajudar a conhecer melhor seu ritmo de trabalho, afinal somos todos diferentes e só nós mesmos podemos melhorar nossa produtividade e criar um ritmo saudável.

Na websérie abaixo, você vai entender mais sobre gestão de tempo, produtividade, a importância de priorizar certas tarefas e como criar um plano de ação.

Como lidar com as interrupções?

Muitas vezes, as interrupções acabam se tornando sérios problemas e a Técnica Pomodoro pode te ajudar a lidar com elas.

Para Gloria Mark, professora da Universidade da Califórnia e especialista nos efeitos das distrações e interrupções não planejadas, uma jornada de trabalho tem mais a ver com o tempo que se passa trabalhando consecutivamente do que com as horas trabalhadas em si.

Em seu estudo, ela cronometrou a rotina de vários funcionários e descobriu que, em média, eles realizavam apenas entre 3 e 5 minutos de trabalhos ininterruptos.

As principais distrações que ela observou foram: o recebimento de e-mails ou telefonemas; um colega de trabalho que tinha uma perguntinha para fazer ou pedir ajuda, entre outras coisas. Além disso, 44% das vezes era o próprio funcionário que causava as interrupções e perdia a linha de raciocínio ao parar para checar suas redes sociais.

Fotografia de um timer em formato de tomate como o utilizado originalmente na técnica Pomodoro. Ótima para estudar para prova da OAB.

Após uma distração, voltar à tarefa pode levar cerca de 20 minutos e outra interrupção pode acontecer a qualquer momento. Isso explica por que a pilha de trabalho parece estar cada vez maior.

Existem algumas medidas que podem te ajudar a administrar melhor esse tipo de distração, como manter o celular guardado ou longe de você, desativar as notificações durante o expediente, desligar a internet por um tempo, encontrar um lugar com mais privacidade quando precisar se concentrar mais.

Agora que você aprendeu a Técnica Pomodoro e algumas outras dicas, você pode avisar seus colegas que você está “em modo pomodoro” para que eles saibam que não devem te interromper pelos próximos 25 minutos.

Me conta, você já conhecia a técnica? Já usou a técnica Pomodoro?

0
Você já conhecia a técnica? Já usou a técnica Pomodoro?x
← CLIQUE NO ÍCONE PARA COMENTAR

LEIA TAMBÉM

Prova da OAB: Como se preparar para o Exame da Ordem

Receba novas matérias:

Receba novas matérias:

[fb-reactions]
2022-08-09T19:06:03-03:00
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments