Uso da Inteligência Artificial no Direito
A aplicação da inteligência artificial no Direito não é só uma realidade, mas um diferencial para os profissionais do futuro.
Descritivo e texto legal
Robô com mão no queixo, ao seu lado um holograma da balança da justiça em azul e do outro lado, um holograma de um martelo de juiz.
Informação da autorização de imagem Royalty "Free": Autorização de modelo arquivada com a Freepik®, Inc.
Conteúdo produzido pelo portal de notícias jurídicas FláLopes News®, proibido a reprodução sem o consentimento do titular da marca.
Uso da Inteligência Artificial no Direito
Cada vez mais a tecnologia está sendo inserida na advocacia e a aplicação da inteligência artificial no Direito já é uma realidade em vários países.
Aliada a outras estratégias, a inteligência artificial na advocacia é capaz de trazer muitos benefícios para a área e para os profissionais.
Apesar de tudo, algumas pessoas ainda têm receio do uso da inteligência artificial no Direito, porém, a evolução tecnológica não para, sendo assim, mudar o pensamento antigo é a chave para se tornar um advogado cada vez mais inovador.
Sumário
1 O que é Inteligência Artificial?
2 Uso da Inteligência Artificial no Direito
3 Benefícios da Inteligência Artificial no Direito
Tempo estimado de leitura: 11 minutos
O que é Inteligência Artificial?
A inteligência artificial ou IA, é uma tecnologia que teve origem no ramo da computação. Ela trabalha com algoritmos e dados, pelos quais os computadores aprendem a “pensar” como seres humanos.
Esse raciocínio está relacionado a um conceito chamado machine learning, na qual as máquinas aprendem com os dados que são inseridos nelas e, por consequência, continuam a se desenvolver e evoluir.
“…a inteligência artificial não vai substituir os advogados, mas sim auxiliá-los em seus casos…”
A inteligência artificial tem o objetivo de realizar atividades humanas de forma automática e rápida, geralmente através de softwares especializados, como os softwares jurídicos.
O uso da inteligência artificial já faz parte do nosso dia a dia, com a Alexa e a Siri, por exemplo.
Uso da Inteligência Artificial no Direito
O uso da inteligência artificial na advocacia vai além dos softwares jurídicos.
Ela pode ser usada para otimizar as atividades rotineiras, dando aos advogados mais tempo livre para focar em questões mais importantes, assim como ela também ajuda com a padronização das decisões jurídicas
A análise preditiva é outra forma de usar a inteligência artificial no direito, através de análises computadorizadas.
Benefícios da Inteligência Artificial no Direito
O uso da inteligência artificial na advocacia traz benefícios tanto para escritórios, quanto para outros departamentos jurídicos. Alguns deles são:
Sugestão de tarefas
A IA analisa textos de intimação e os históricos de tarefas que foram criadas a partir deles. Sendo assim, ela aprende quais atividades deve sugerir.
Previsão de resultados
Outra funcionalidade da inteligência artificial no Direito tem a ver com a estimativa do resultado de um processo. Aqui, ela também utiliza uma base de dados históricos e filtros de pesquisa para prever qual será o desfecho de uma ação.
Repercussão Geral
Nos casos de Repercussão Geral, do TSF, a inteligência artificial atua no cruzamento de dados de milhares de ações parecidas, agrupando-as e padronizando sentenças.
Mediação
Em mediações, a forma de agir da inteligência artificial é quase igual na Repercussão Geral, pois ela consegue sugerir acordos em processos através da análise de dados, documentos, leis e jurisprudência.
Além disso, alguns softwares de mediação já começaram a ser usados em tribunais de outros países e logo poderão ser aplicados no Brasil.
Conclusão
Em resumo, a aplicação da inteligência artificial na advocacia visa aumentar a produtividade, otimizar os processos ao diminuir sua repetição, analisar mais dados com mais velocidade, entre outros.
Ao contrário do receio de alguns profissionais, ao ser usada de maneira correta, a inteligência artificial não vai substituir os advogados, mas sim auxiliá-los em seus casos.
Sua utilização em diversas áreas do mercado já é uma realidade e será ainda mais inevitável no futuro, por isso é preciso conhecê-la para saber como ela pode te ajudar a ser um profissional melhor.