5 mitos sobre o marketing jurídico
Apesar de ser um tema em alta no momento, ainda existem alguns mitos sobre o marketing jurídico. Veja quais são eles.
Descritivo e texto legal
Desenho de uma boca feminina com batom vermelho e um balão de fala dizendo Mitos sobre o marketing jurídico.
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5 Mitos sobre o marketing jurídico
Com a evolução tecnológica e a necessidade de se fazer presente digitalmente, o marketing jurídico traz ferramentas importantes para advogados e escritórios de advocacia.
Nesse sentido, ele vem para ajudar os advogados a se destacarem em uma área cada vez mais competitiva. Além disso, ele possui várias vantagens para quem sabe usá-lo corretamente.
Mas do que esse tipo de marketing se trata exatamente? Você vai entender melhor logo adiante.
Sumário
1 O que é o marketing jurídico?
2 Como o marketing jurídico funciona?
3 Mitos sobre o marketing jurídico
Tempo estimado de leitura: 13 minutos
O que é o marketing jurídico?
Ele é um conjunto de estratégias usado para trazer valor para um advogado ou escritório de advocacia.
Seu objetivo é promover a marca ou nome do advogado e gerar reconhecimento nas plataformas digitais, seja nas redes sociais, nos sites jurídicos ou em anúncios online.
Como o marketing jurídico funciona?
Através dele você pode definir seu público-alvo, determinar seu objetivo e elaborar a mensagem que você quer transmitir.
Outra vantagem é que você escolhe quais canais de comunicação quer usar e o quanto quer investir.
Para que você obtenha melhores resultados, o ideal é fazer um bom planejamento anteriormente.
Mitos sobre o marketing jurídico
Apesar de estar ganhando espaço atualmente, ainda existem alguns mitos em relação a esse tipo de marketing, como:
1. O marketing jurídico é caro
Esse é o primeiro mito que precisamos derrubar, pois como já foi mencionada acima, é você quem define o quanto quer investir e em quais canais de comunicação.
Lembre-se que quando usado de maneira correta e estratégica, os resultados podem ser bem lucrativos e atrair clientes em potencial.
2. O marketing jurídico é proibido
Segundo o Art. 1º do Provimento N. 205/2021 da OAB, “É permitido o marketing jurídico, desde que exercido de forma compatível com os preceitos éticos e respeitadas as limitações impostas pelo Estatuto da Advocacia, Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina e por este Provimento.”
Dentre as práticas permitidas pela OAB, podemos destacar o marketing de conteúdo, as redes sociais e anúncios online.
Porém, existem algumas coisas que realmente são proibidas e que vão contra o Código de Ética da OAB, tais como anúncios no rádio e na TV, divulgação de honorários em publicidade, consultas gratuitas em sites, entre outras.
É muito importante se atentar o que é permitido ou não quando for utilizar essa estratégia.
3. Somente grandes escritórios conseguem usar o marketing jurídico
Escritórios de qualquer porte podem se beneficiar das estratégias do marketing jurídico, principalmente porque elas são desenvolvidas de acordo com as necessidades individuais de cada um.
Quando feito corretamente, considerando uma boa segmentação de localização e público-alvo, o impulsionamento do post de um advogado autônomo nas redes sociais pode chegar a milhares de visualizações.
4. Advogados não são vendedores
Assim como diversos outros profissionais, os advogados precisam saber como vender, pois eles dependem de outras pessoas que contratem os seus serviços.
Além disso, o marketing jurídico pode ser um grande aliado na hora de fazer networking jurídico.
5. Sites não trazem clientes
Existem uma crença no Direito de que os clientes só vão chegar até você por indicação, mas não é bem assim.
Não podemos negar que as indicações e propagando boca a boca são ótimas para a captação de novos clientes, mas hoje em dia, as pessoas estão buscando por opiniões na internet e pesquisando muito antes de contratar qualquer tipo de serviço.
Um site bem caprichado com um blog para advogados atualizado e relevante vai te proporcionar autoridade. Com isso, as pessoas vão entender que você conhece sobre sua área e vão confiar em sua experiência.
Outra vantagem é que quando alguém buscar por um assunto na internet, o seu site pode aparecer nas pesquisas oferecendo a resposta necessária, dessa forma, a pessoa se lembrará de você quando precisar contratar algum serviço jurídico.
Conclusão
Os impactos do marketing jurídico para um advogado ou escritório de advocacia só tendem a ser positivos, portanto vale muito a pena investir nessa estratégia se você quer se destacar entre os demais.
Comece aos poucos para ir se familiarizando e não tenha medo de buscar ajuda de profissionais qualificados para te ajudar nesse processo.