FAQ Geral: Áreas do Direito

Conheça e tire as suas principais dúvidas a respeito das áreas mais tradicionais do Direito. Confira nosso FAQ geral sobre áreas do Direito.

FAQ Áreas do Direito

Conheça as áreas mais tradicionais do direito

O Direito Civil sem dúvidas é a maior área do direito no Brasil.
É nesse ramo que o advogado irá representar os interesses das pessoas de um modo geral (incluindo seus bens e propriedades), questões familiares (como divórcio e heranças) e muito mais.

É uma área tão grande que normalmente o profissional se especializa em um segmento dentro do Direito Civil, sendo os mais comuns: direito contratual, das pessoas, da família, das coisas, dos bens, dos fatos jurídicos, das obrigações, das sucessões e responsabilidade civil.

Dentre as áreas mais requisitadas do direito civil se encontra o Direito de Família, que trata das relações familiares e seus assuntos cotidianos, como casamento, divórcio, pensão alimentícia, investigação de paternidade, tutela, curatela, guarda, entre outros.

É nítido que com o passar dos anos, a mulher tem adquirido maior conhecimento de seus direitos e maior equiparação ao homem. Contudo, ainda hoje nem todas as mulheres detêm o conhecimento mínimo a respeito dos direitos adquiridos após o fim de uma sociedade conjugal, por exemplo, e isso se dá por inúmeros motivos como desinteresse e abusividade do parceiro.

A possibilidade de requerer alimentos do pai da criança, ainda que não sejam casados; alimentos gravídicos; pensão alimentícia ao cônjuge quando não existem filhos; direito real de habitação, são apenas algumas possibilidades que várias mulheres brasileiras desconhecem.

A advocacia trabalhista é a responsável pelo estudo de direitos e deveres nas relações de trabalho. É nessa área do direito que o advogado representará trabalhadores, empresas ou entidades sindicais.

Os processos entre empresas e funcionários ou ex-funcionários são muito comuns no país e fazem com que a área de Direito Trabalhista seja uma das mais movimentadas no Brasil, por ser um ramo do direito fundamental à preservação da justiça na sociedade e nos vínculos trabalhistas.

Os advogados trabalhistas também são responsáveis por assuntos que impactam a operação da empresa e são requisitados quando há a necessidade de fazer consultas para se adequar às regras do mercado brasileiro. As consultorias ou assessoria jurídica tem o objetivo de ajudar os clientes em assuntos relacionados ao universo jurídico, fornecer informações e opiniões de um especialista no tema e auxiliar no gerenciamento das relações de trabalho entre a empresa e seus colaboradores.

O Direito Previdenciário é uma área do direito público que possui métodos e princípios próprios, além de leis específicas. É direito fundamental, sendo enquadrado como direito de segunda geração, a qual abrange os direitos econômicos e sociais. Vale dizer que foi com o surgimento da segunda geração de direitos fundamentais que surgiu o Estado do Bem-Estar Social.

Essa é a área que define regras sobre recolhimento de contribuições sociais e normas sobre as hipóteses de concessão de benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte.

Ou seja, é voltada ao estudo e regulamentação da previdência, regulamentando a relação jurídica de beneficiário e de custeio previdenciário, além da relação jurídica da previdência complementar.

É o ramo que também abrange os benefícios assistenciais como o LOAS, o benefício mais conhecido.

Através da relação jurídica previdenciária, o Estado ampara os beneficiários (segurados e seus dependentes) em todas as situações que adquirem direitos ou que estejam em estado de necessidade, seja pela impossibilidade de obtenção da própria subsistência, seja pelo aumento de despesas, podendo ser expresso em benefícios — valores pagos em dinheiro — ou em prestação de serviços, de acordo com a situação em que o beneficiário se encontra.

As diretrizes, princípios e regras gerais deste ramo do direito estão previstos na Constituição Federal, no capítulo denominado “Da Seguridade Social”, a partir do artigo 194 ao 204. Outras leis esparsas também regulamentam a matéria, notadamente a Lei nº 8.212, que dispõe sobre a organização da Seguridade Social; a Lei nº 8.213, que dispõe sobre os planos de benefícios da Previdência Social e o Decreto nº 3.048/1999, que regulamenta a Previdência Social.

Nesse ramo da advocacia, o advogado pode atuar auxiliando o cidadão tanto em suas relações com fornecedores de bens e serviços quanto com os próprios fornecedores.

A legislação básica do profissional da área é o Código de Defesa do Consumidor.
Trata-se de um ramo relativamente novo do direito brasileiro que é muito relevante, sendo responsável por cuidar dos casos relacionados ao consumo e a defesa dos direitos que a pessoa, física ou jurídica, possui em relação a um determinado produto, bem ou serviço.

Os principais direitos do consumidor são:

  • Garantia legal – os bens duráveis têm garantia legal de 90 dias e os não duráveis, contam com 30 dias de garantia;
  • Troca de mercadoria – o consumidor pode exigir a troca do produto em casos de defeito de fábrica;
  • Proteção contra publicidade enganosa ou abusiva;
  • Precificação do produto – deve prevalecer aquele indicado na etiqueta;
  • Direito a desistir da compra efetuada dentro do prazo de 7 dias;
  • Proibição de venda casada – venda casada é a venda de um produto ou serviço condicionada à compra de outro.
Também conhecido como Direito Comercial, é o ramo do Direito que tem como objetivo cuidar do exercício da atividade econômica organizada de fornecimento de bens ou serviços, a chamada empresa. Ou seja, é uma área da advocacia voltada para os aspectos jurídicos do comércio.

Seu objeto de estudo é resolver os conflitos de interesses envolvendo empresários ou relacionados às empresas.

O advogado pode atuar no interesse de empresários e sociedades em casos comerciais e auxiliá-los em questões como abertura e fechamento de um estabelecimento, elaboração de contratos e estatutos sociais, processos de falência e recuperações judiciais, marcas, patentes, etc.

Esses foram alguns exemplos de uma área de estudo e atuação muito mais ampla. Caso você precise de mais orientações, estamos à disposição para te ajudar, basta entrar em contato conosco.

Receba novas matérias:

Receba novas matérias:

[fb-reactions]
2022-03-08T09:14:32-03:00
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments