Livros para advogados e estudantes de direito: 5 indicações

Quais ótimos livros para advogados que todo profissional e estudantes de direito deveriam ler? Veja nossa lista.

Descritivo e texto legal

5 livros para advogados e estudantes de direito

Quem não gosta de uma boa lista de indicações? Por aqui, você já viu nossa seleção de filmes para advogados e seriados para advogados. Agora vou listar 5 livros para advogados que todo profissional e estudante de direito deveria tirar um tempo para ler.

Todo advogado e estudante de direito sabe o quanto nossa profissão requer uma boa dose de leitura. Às vezes, ficamos até com as vistas cansadas de tanto ler processos, leis, normas, atualizações de regras etc., mas também é importante nos dedicarmos à leitura como um hobby. Não é ótimo quando simplesmente podemos nos sentar e apreciar um bom livro só por diversão?

É por isso que não vou focar em livros didáticos nem em livros de pesquisa à la Vade Mecum. Eu quero falar de livros que levam o Direito para dentro da trama, nos fazem refletir em seus casos e em como eles poderiam se desenrolar na vida real.

Sem mais delongas, vamos para nossa sugestão de livros para advogados e estudantes de direito.

5. O SOL É PARA TODOS – HARPER LEE

Para iniciar nossa lista de livros para advogados e estudantes de direito, venho com esse clássico da escritora Harper Lee. O livro apresenta um tema pesado, mas por ser contado pelo ponto de vista de Jean Louise, uma garotinha, a leitura se torna mais leve por mostrar uma visão mais inocente dos fatos.

A história gira em torno do pai de Jean Louise, um advogado que, apesar da pressão da sociedade, decide representar um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca. A trama é repleta de críticas ao racismo do sul do Estados Unidos nos anos 1930 e a outros contextos sociais da época, como o machismo e o papel da mulher.

Esse é um livro para advogados atuantes do Direito Penal e para estudantes de direito que se interessam por esse ramo.

Citação:

“A única coisa que não deve se curvar ao julgamento da maioria é a consciência de uma pessoa.”

Avaliações no Skoob: 4,6 Nota FláLopes News:  Editora: José Olympio Nº de páginas: 349

4. A FIRMA – JOHN GRISHAM

Em 4º lugar temos esse livro para advogados que trata do dia a dia de um escritório de advocacia. Sendo assim, ele pode ser muito interessante para estudantes de direito que querem saber sobre o cotidiano da vida profissional.

Esta história gira em torno de Mitchell McDeere, um jovem advogado que recebe a proposta dos sonhos para trabalhar em uma das maiores firmas de advocacia especializada em Direito Tributário.

Porém, seu sonho se torna um pesadelo quando dois sócios da firma morrem em um estranho acidente. Mitchell se vê cercado pelo FBI como suspeito de homicídio.

Para salvar a própria vida e a da esposa, Mitchell se envolve em uma caçada entre o FBI e sua firma. Enquanto busca provar sua inocência, ele descobre vários segredos que a firma não gostaria que fossem revelados.

O livro é considerado um dos melhores do autor John Grisham e ganhou uma adaptação para o cinema com Tom Cruise no papel de Mitchell.

Citação:

“Se você não pensa na morte, você não aprecia a vida.”

Avaliações no Skoob: 4,0 Nota FláLopes News:  Editora: Arqueiro Nº de páginas: 432

Em quarto lugar de cinco livros para advogados e estudantes de direito, está "A Firma". Imagem mostra a capa do livro, é azul e possui o nome do autor bem grande, abaixo temos o nome do livro.
DESCRIÇÃO

Livro "A Firma" por John Grisham

Como ilustração do 4º colocada em nossa matéria "5 livros para advogados e estudantes de Direito", temos uma foto colorida da capa do livro em questão.

5 livros para advogados e estudantes de direito

O que está achando da nossa lista até agora? Comente qual livro para advogado e estudantes de direito você incluiria. Bora continuar!

0
qual livro para advogado e estudantes de direito você incluiria?x
← CLIQUE NO ÍCONE PARA COMENTAR

3. CRIME E CASTIGO – FIÓDOR DOSTOIÉVSKI

Na 3ª posição de nossa lista de livros para advogados e estudantes de direito, temos outro clássico bastante conhecido da literatura russa.

“Crime e Castigo” não é focado no Direito em si, apesar de seu protagonista ser um estudante de direito. A história é mais voltada para a psicologia do direito, para as questões morais, do que é certo e errado e do comportamento humano.

A angustiante trama acompanha o estudante de direito Raskólnikov que após cometer um assassinato não consegue conviver com sua consciência. Durante toda a leitura, somos mergulhados na mente do personagem, em seus medos, sua culpa e ficamos querendo descobrir se no final ele vai se entregar, fugir ou se matar.

Citação:

“Você nem pode imaginar a que ponto uma pessoa pode se afundar na mentira!”

Avaliações no Skoob: 4,6 Nota FláLopes News:  Editora: Martin Claret Nº de páginas: 584

Três ótimos livros já foram, mas fique aqui, porque ainda tem mais.
Você tem alguma ideia de qual vai ser o livro para advogados e estudantes de direito que vai estar em 1º lugar?

2. MEMÓRIAS DO CÁRCERE – GRACILIANO RAMOS

Este é o único livro que não é ficção de nossa lista, mas não deixa de ser uma ótima indicação de livro para advogados e estudantes de direito, justamente por se tratar de uma história real.

Em “Memórias do Cárcere”, Graciliano se torna autor e personagem ao mesmo tempo, enquanto narra sua prisão injusta durante o Estado Novo, regime de governo instaurado por Getúlio Vargas. Preso sem nenhuma acusação formal, sem provas, processo nem sentença, Graciliano passou por presídios em Pernambuco e no Rio de Janeiro.

O livro serve como um belo estudo de caso de como o sistema pode ser falho, principalmente em uma sociedade com o regime político danificado.

Citação:

“Se o capitalista fosse um bruto, eu o toleraria. Aflige-me é perceber nele uma inteligência.”

Avaliações no Skoob: 4,2 Nota FláLopes News:  Editora: Record Nº de páginas: 686

Chegou a hora de descobrir quem ficou no pódio. O tão esperado 1º LUGAR da nossa lista de livros que todo advogado e estudante de direito deveria ler.

1. O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS – LON FULLER

Antes de falar mais detalhes sobre o primeiro colocado de nosso Top 5 de livros para advogados e estudantes de direito, é preciso citar alguns fatos sobre o escritor.

Fuller estudou Economia e Direito em Stanford e atuou como professor de Teoria do Direito. Seu livro “O caso dos exploradores de cavernas” se tornou um texto fundamental do Direito Moderno.

Visando fomentar um debate com seus alunos e com toda a comunidade jurídica, Fuller propôs o estudo do caso em seu livro, que narra a história de 5 exploradores presos em uma caverna. No decorrer da trama, um deles sugere que alguém se sacrifique e sirva de alimento para que os outros sobrevivam.

Quando resgatados, os 4 explorados vão a julgamento e toda a discussão e reflexão tem início. Eles devem ser condenados ou absolvidos? Quais serão os argumentos a seu favor e quais serão contra? Qual perspectiva jurisprudencial vai favorecer ou prejudicar os sobreviventes?

Publicado em 1949, o livro aborda o grande desafio de encontrar uma interpretação correta das regras para uma melhor aplicação do Direito.

Em primeiro lugar de cinco livros para advogados e estudantes de direito, está "O Caso Dos Exploradores de Cavernas" de Lon Fuller. Imagem mostra a capa do livro, é amarela com uma faixa vertical preta, apresenta o nome do autor na parte superior esquerda da tela, e o nome do livro centralizado.
DESCRIÇÃO

Livro "O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS" por LON FULLER

Como ilustração do 1º colocada em nossa matéria "5 livros para advogados e estudantes de Direito", temos uma foto colorida da capa do livro em questão.

É um livro muito recomendado para advogados já experientes e também para estudantes de direito, pois durante o julgamento, cada juiz apresenta seu ponto de vista baseado em uma vertente do Direito.

Se você fosse um dos juízes, condenaria ou réus ou não?

Curiosidade: US vs. Holmes (1842) e Regina vs. Dudley e Stephens (1884) são dois casos reais que inspiraram Fuller a escrever essa obra. Os casos são sobre naufrágios seguidos de homicídio e canibalismo.

Avaliações no Skoob: 3,8 Nota FláLopes News:  Editora: Nova Fronteira Nº de páginas: 128

Você já percebeu que eu gosto de indicar várias opções de entretenimento, como filmes, séries e, agora, livros. Se pudesse eu daria muitas outras sugestões de livros para advogados e estudantes de direito.

Como muitos livros são indicados por professores durante a faculdade, eu tentei sair um pouco do óbvio, por isso você não viu “O Príncipe” de Maquiavel por aqui.

Acho que podemos aprender com os livros mais do que com filmes e séries, pois a leitura tem uma maneira muito mais intensa de nos levar para dentro da história e nos envolver com os personagens. Além disso, ganhamos muito insights para os casos em que atuamos quando estamos lendo.

Já leu algum desses livros ou ficou interessado em ler? Conta para mim nos comentários e aproveite para sugerir algum que você acha que deveria estar na lista.

0
qual livro para advogado e estudantes de direito você incluiria?x
← CLIQUE NO ÍCONE PARA COMENTAR

Receba novas matérias:

Receba novas matérias:

[fb-reactions]
2022-05-21T18:17:28-03:00
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments